câmbio:

DÓLAR R$ 3.1648 EURO R$ 3.7146

Tempo, natal:

26°C

Cotidiano

ALIMENTAÇÃO

08/08/2017

09:41

20 dicas para economizar na cozinha

Além dos alimentos você também pode poupar suas economias

Por Redação

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

Economizar no orçamento sempre foi uma das preocupações da casa. Isso estende-se também à cozinha, onde podemos fazer mais com menos. Basta mudarmos alguns hábitos diários, que logo notaremos a diferença no final do mês. E se você também se preocupa com suas economias, vai gostar das dicas que trouxemos para que poupe o que puder enquanto cozinha. Tornando esse momento agradável, também em um momento de responsabilidade. Segue algumas dicas para economizar na cozinha.

1. Vá ao mercado apenas uma vez por semana. Leve uma lista do que precisa comprar e escolha o dia conforme as ofertas que o mercado costuma oferecer.

2. Quando cozinhar legumes para que amoleçam, reserve a água para fazer molhos, sopas ou cozinhar o arroz. Além de economizar na cozinha, deixará seus pratos mais nutritivos.

3. Quando for usar o forno, procure assar vários pratos de uma vez. Economizará seu tempo e gás. E quando retirá-los já prontos, coloque fatias de pães amanhecidos com manteiga e terá deliciosas torradas com apenas o calor restante do forno já deligado.

4. Sobras de pães podem ser usados para fazer pudim, acompanhar sopas e também saladas. Quando estiverem mais durinhos, corte-os em pequenos quadrados e frite com pouca manteiga. Em seguida, tire o excesso de óleo com papel absorvente e guarde-os em um recipiente bem tampado e sirva em refeições como sopas, caldos ou saladas.

5. Comprar queijo em peça é muito mais em conta, mas podem, já no final, estarem com suas pontas ressecadas, o que tira bastante da sua textura original. Portanto, rale esses pequenos pedaços e guarde-os em um pote bem tampado. Poderá usá-los para compor um molho, uma omelete ou até mesmo em uma pizza caseira ou pratos gratinados.

6. Guarde as cascas e sementes da maçã para ter uma geleia deliciosa e feita por você. Cozinhe as cascas e sementes em pouca água (o suficiente que as cubra na panela). Junte o suco de um limão e deixe em fogo brando até que fiquem bem moles e macias. Coe com bastante cuidado e devolva ao fogo, com água e açúcar. A sua consistência ficará mais grossa e pronto!

7. Não compre suco de laranja, compre a laranja e faça seu suco. Além de mais barato é mais saudável. Escolha aquelas que forem mais pesadas e que possuam a casca mais lisa possível, isso é sinal de mais caldo.

8. Se usar apenas metade da cebola, pode guardá-la envolta de plástico filme e na falta dele, passe manteiga em sua parte cortada. Isso evitará que ela resseque e assim, mantenha seu sabor natural.

9. Se comprou tomates demais porque estava em promoção, use os mais maduros para fazer um molho e guardar em geladeira. Porém, não deixe de acrescentar uma colher de chá de açúcar e outra de sal. Isso não deixará que o concentrado fermente e se perca.

10. Durante o cozimento dos alimentos, procure manter as panelas com suas tampas fechadas ou semi-fechadas, isso fará com que cozinhem muito mais rápido.

11. Deixe o feijão de molho de um dia para o outro em água fria. Enquanto descansa os grãos amolecem, e precisará de muito menos tempo de cozimento. economizar na cozinha

12. Aproveite as folhas externas e maiores dos pés de verduras. Elas costumam ser as mais nutritivas, além de ser desperdício jogá-las fora por simplesmente achá-las feias ou judiadas. Lave-as bem, retire partes queimadas e corte-as bem fininho.

13. Inclusive, não jogue fora aquelas verduras que estão começando a perder a cor viva. Se o processo de envelhecimento está só no começo, convém ainda consumi-las. Para deixar com uma aparência mais vívida, coloque pitada de açúcar na água que for cozinhá-la.

14. Quando comprar ovos em grande quantidade, se ligue no tempo de armazenamento. Para ter certeza que ainda estão frescos, mergulhe-os na seguinte solução: três colheres de sal em 1 litro de água. Os ovos novos afundam, os que já têm alguns dias ficam boiando e os impróprios pro consumo vem à tona imediatamente.

15. Lembre-se que cozinhar sua própria refeição é muito mais barato e saudável. Deixe as saídas para restaurantes uma vez na semana ou em dias especiais.

16. Para aliviar o orçamento na compra de carnes, opte por uma refeição vegetariana na semana. Se agradar o paladar, aumente para mais vezes. Há inúmeros pratos deliciosos e muito em conta. Economizar na cozinha te leva a conhecer novos pratos!

17. Sopas são refeições muito agradáveis e que fazem muito bem à saúde. Faça uma grande porção de uma vez, economizando assim nos ingredientes e gás; depois, congele-as em pequenas porções em potes bem tampados.

18. Procure deixar alimentos que se aproximam da validade na primeira prateleira da geladeira. Assim, saberá o que precisa ser usado logo e dará prioridade a pratos com esse ingrediente. Por exemplo, digamos que tenha em sua geladeira um pote de shimeji e um pedaço de queijo que já estão para vencer. Isso não lhe parece ótimo para uma omelete recheada e para economizar na cozinha durante os dias?

19. Se as frutas que comprou estão quase passadas, procure batê-las no liquidificador e colocá-las em saquinhos. Congele-as e quando quiser um suco bem gostoso, basta adicionar água e bater no liquidificador.

20. Procure comprar legumes, verduras e laticínios de pequenos produtores. Além de mais barato é muito mais saudável e frescos.

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.