câmbio:

DÓLAR R$ 3.2226 EURO R$ 3.8194

Tempo, natal:

26°C

Geral

PAU DO ÔCO

14/11/2017

09:46

Árvore centenária é alvo de incêndio em Florânia

Árvore atraía curiosos e fotógrafos fortalecendo a rota turística da região

Por Geraldo Miranda

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

Um desastre ambiental abalou os moradores do município de Florânia, na região Seridó do estado. Uma árvore centenária foi queimada nesta segunda-feira (13) gerando revolta dos moradores da comunidade Serra do Cajueiro.

A árvore centenária era conhecida popularmente como “Pau do Ôco”, que atraía curiosos e fotógrafos fortalecendo a rota turística da região. De acordo com Informações da Polícia Militar (PM) existe a suspeita de incêndio intencional, pois alguns moradores não gostavam do grande fluxo de pessoas que passavam pela região.

Pau Oco (2)

O incêndio começou nas raízes e se alastrou por mais de 60% da árvore, que precisou ser arrancada. A árvore é uma Tamboa Pau do Oco, que segundo moradores da comunidade durante o período de chuvas era possível tomar banho dentro do tronco.

Com o atentado, os moradores perdem recursos oriundos dos grupos que frequentavam o local para realizar ensaios fotográficos e excursões na região. A Polícia Militar repassou o caso a Polícia Civil que irá investigar as causas do crime.

O fotógrafo e empresário Getson Luís, conversou com a reportagem e desabafou que eles vêm pleiteando uma filial do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) na região do Seridó que auxiliaria a manter as árvores e pontos de ecoturismo na região, mas não foram atendidos.

“Eu formei no ano de 2000, desde essa época que trabalho e me dediquei ao meio ambiente do Seridó. Sempre solicitamos um escritório do Idema para o Seridó, sempre tentamos conservar estas áreas e nunca fomos atendidos. Ver estes lugares se acabando desta forma é muito triste”, lamentou Getson Luís.

Veja o vídeo do incêndio:

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.