• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    25ºc
PAU DO ÔCO

Árvore centenária é alvo de incêndio em Florânia

Árvore atraía curiosos e fotógrafos fortalecendo a rota turística da região

Por Geraldo Miranda

14 de novembro de 2017 | 09:46

Um desastre ambiental abalou os moradores do município de Florânia, na região Seridó do estado. Uma árvore centenária foi queimada nesta segunda-feira (13) gerando revolta dos moradores da comunidade Serra do Cajueiro.

A árvore centenária era conhecida popularmente como “Pau do Ôco”, que atraía curiosos e fotógrafos fortalecendo a rota turística da região. De acordo com Informações da Polícia Militar (PM) existe a suspeita de incêndio intencional, pois alguns moradores não gostavam do grande fluxo de pessoas que passavam pela região.

Pau Oco (2)

O incêndio começou nas raízes e se alastrou por mais de 60% da árvore, que precisou ser arrancada. A árvore é uma Tamboa Pau do Oco, que segundo moradores da comunidade durante o período de chuvas era possível tomar banho dentro do tronco.

Com o atentado, os moradores perdem recursos oriundos dos grupos que frequentavam o local para realizar ensaios fotográficos e excursões na região. A Polícia Militar repassou o caso a Polícia Civil que irá investigar as causas do crime.

O fotógrafo e empresário Getson Luís, conversou com a reportagem e desabafou que eles vêm pleiteando uma filial do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) na região do Seridó que auxiliaria a manter as árvores e pontos de ecoturismo na região, mas não foram atendidos.

“Eu formei no ano de 2000, desde essa época que trabalho e me dediquei ao meio ambiente do Seridó. Sempre solicitamos um escritório do Idema para o Seridó, sempre tentamos conservar estas áreas e nunca fomos atendidos. Ver estes lugares se acabando desta forma é muito triste”, lamentou Getson Luís.

Veja o vídeo do incêndio:

RECOMENDAMOS

ELEIÇÕES 2018

Fátima recebe apoio de deputado eleito e de prefeitos

DECLARAÇÃO

Coronel Azevedo: "Carlos Eduardo é candidato da ordem"

NOVO FORMATO

Fest Bossa e Jazz retorna à Pipa em dezembro

ELEIÇÕES 2018

Em Parnamirim Carlos Eduardo quer ampliar maioria

CLÁSSICO

Miranda marca nos acréscimo e Brasil vence a Argentina

CONFUSÃO!

Socialite barraqueira esculhamba esposa de Safadão

MEIA DÉCADA

UERN recebe homenagem na Câmara Federal

Baía Formosa

Festival de Cinema abre inscrições para mostras

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL