• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    25ºc
Parada Segura

Câmara de Natal aprova embarque em ônibus fora das paradas para gestantes, idosos e deficientes

A nova legislação vai aumentar a segurança dos usuários do transporte público

Por Redação

7 de dezembro de 2017 | 17:36

Gestantes, lactantes, idosos e pessoas com deficiência vão poder embarcar e desembarcar dos ônibus fora das paradas obrigatórias após às 21h em Natal. Aprovado em segunda discussão pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (7), o Projeto de Lei do vereador Sueldo Medeiros (PHS), efetivando o programa “Parada Segura”.

De acordo com a proposição, a Prefeitura Municipal de Natal, por meio da sua secretaria de Mobilidade Urbana, autorizará a concessionária de transporte público a conceder o embarque e o desembarque de passageiros gestantes, lactantes, idosos e pessoas com deficiência fora das paradas já previstas, porém sem alteração de percurso, entre às 21h e o último horário de circulação de ônibus. A medida vale também para os permissionários.

Para Sueldo Medeiros, a nova legislação vai aumentar a segurança dos usuários do transporte público, vítimas recorrentes de assaltos e furtos próximos às paradas, atendendo os usuários mais vulneráveis. “Essas pessoas gozam do direito à prioridade, por força de legislação federal, então é preciso fazê-lo valer nessa possibilidade de parada fora dos locais previstos e já a partir das 21h”, justificou o parlamentar.

Como consta no texto aprovado, a parada deve atender a critérios de segurança, sendo necessário que a parada se dê em local iluminado e que não coloque em risco a segurança do usuário beneficiado, do motorista ou dos demais passageiros.

A proposição, que recebeu a unanimidade dos parlamentares e foi subscrito pela vereadora Eleika Bezerra (Livres), constitui uma alteração na lei de número 6.441, de 2014, especificando os usuários beneficiados, fixando o horário das 21h e instituindo o prazo de 180 dias para a regulamentação. A nova legislação ainda inclui avisos internos de que o veículo integra o “Parada Segura” e a disponibilização de canal de comunicação para eventual descumprimento da lei.

RECOMENDAMOS

ELEIÇÕES 2018

Fátima recebe apoio de deputado eleito e de prefeitos

DECLARAÇÃO

Coronel Azevedo: "Carlos Eduardo é candidato da ordem"

NOVO FORMATO

Fest Bossa e Jazz retorna à Pipa em dezembro

ELEIÇÕES 2018

Em Parnamirim Carlos Eduardo quer ampliar maioria

CLÁSSICO

Miranda marca nos acréscimo e Brasil vence a Argentina

CONFUSÃO!

Socialite barraqueira esculhamba esposa de Safadão

MEIA DÉCADA

UERN recebe homenagem na Câmara Federal

Baía Formosa

Festival de Cinema abre inscrições para mostras

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL