câmbio:

DÓLAR R$ 3.1387 EURO R$ 3.6811

Tempo, natal:

Partly Cloudy 22°C

Cultura

15/09/2015

09:05

Cinema brasileiro tem dois filmes premiados no Festival de Veneza

Por Alberto Leandro

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

Boi Neon, de Gabriel Mascaro, ganhou o Prêmio Especial do Júri da mostra Horizonte (Foto: Divulgação)

Boi Neon, de Gabriel Mascaro, ganhou o Prêmio Especial do Júri da mostra Horizonte (Foto: Divulgação)

A participação brasileira na 72ª edição do Festival de Veneza, encerrado no último sábado (12), foi considerada bastante positiva pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), em nota divulgada hoje (14). O longa-metragem Boi Neon, de Gabriel Mascaro, ganhou o Prêmio Especial do Júri da mostra Horizonte, enquanto Mate-me por favor, da cineasta Anita Rocha da Silveira, recebeu o prêmio paralelo Bisatto D’oro, concedido ao elenco do filme pela crítica independente italiana.

As duas produções são fruto dos editais de co-produção da Ancine, o primeiro com o Uruguai, em 2011, e o segundo com a Argentina, em 2013. Boi Neon, trama ambientada no Nordeste brasileiro sobre o drama particular de um vaqueiro e sua família, foi selecionado para o festival da cidade italiana pela curadora do evento, Violeta Bava. Ela esteve no Rio em maio, trazida pelo programa da Ancine Encontros com o Cinema Brasileiro, que busca o contato de curadores dos festivais internacionais com a recente produção nacional.

Boi Neon será exibido esta semana na 40ª edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto, no Canadá, na programação da mostra competitiva Plataforma. Segundo a Ancine, o diretor artístico do festival, Cameron Bailey, admitiu, em entrevista à imprensa canadense, que o filme de Mascaro é um dos favoritos na edição do evento deste ano.

Agraciado com o prêmio dado às atrizes Julia Roliz, Dora Freind, Mariana Oliveira e Valentina Herzsage, Mate-me por favor é uma história que mistura drama e humor, tendo como pano de fundo uma série de assassinatos que despertam a imaginação de um grupo de jovens. O filme foi contemplado com duas linhas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) e contou ainda, em sua produção, com recursos do Prêmio Adicional de Renda e do Programa Ancine de Incentivo à Qualidade.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.