câmbio:

DÓLAR R$ 3.7975 EURO R$ 4.4609

Tempo, natal:

23°C

Cultura

CINEFEST

16/04/2018

13:54

Cinema do Natal Shopping exibe nove filmes gratuitos

A Mostra Itinerante Zona Sul tem início sempre às 10h

Por Redação

Compartilhar } 2 Compartilhamentos

Após exibição de curtas-metragens potiguares no Cinépolis da Zona Norte de Natal chegou a vez do Natal Shopping receber os filmes selecionados pela produção do Cine Fest RN, o festival de cinema do Rio Grande do Norte. A Mostra Itinerante Zona Sul tem início sempre às 10h, a partir desta segunda (16) até quarta-feira (18).

 Os nove filmes que irão compor a programação da Mostra Zona Sul são os curtas ‘Cabra de Peia’, ‘Faca Amolada’, ‘Sebastião Canário’, ‘O Baobá e o Poeta’, ‘Catarro’, ‘O Dia da Santa’ e ‘Sem Culpa, Sem Perdão’, e as animações ‘Traição Não Existe em Guarani’, e ‘Lugar de Lixo é no Lixo’. Os filmes têm média de 13 minutos de duração (veja ficha técnica e classificação mais abaixo).

 “O cinema é o grande templo de quem produz audiovisual. Ver seu filme exibido na telona é grande momento do autor. Por isso sinto orgulho em poder realizar esse feito e mostrar a produção potiguar para alunos de escolas públicas e amantes do cinema”, comentou o cineasta e coordenador do Cine Fest RN, Edson Soares.

 MOSTRA ITINERANTE PIPA

 Entre o próximo 20 e 22 de abril (sexta a domingo próximo) tem início a Mostra Itinerante da Praia de Pipa, desta vez com telão montado na Praça do Pescador, na avenida Praia dos Golfinhos, rua principal. A programação de filmes ainda será divulgada e deve receber pequenas alterações para que a classificação esteve adequada a todas as famílias presentes. A mostra terá início sempre às 18h e o acesso é gratuito.

 EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA

 Nesta terça-feira (17) tem início, também, a exposição fotográfica ‘Turismo e Cultura no Elefante’, que virá acompanhada da exposição ‘Máquina de Sonhos’, com equipamentos cinematográficos de ontem e de hoje. Será no Salão de Exposições do Midway Mall (3º piso), com acesso livre.

 A vernissage da expo fotográfica será às 16h e reunirá as 12 fotografias selecionadas. E o público poderá votar na sua preferida, sendo mais um jurado para compor o resultado final do concurso, que será anunciado no encerramento do Cine Fest RN, dia 29 de abril. A exposição permanece aberta ao público até 30 de abril, no horário de expediente do shopping.

 REALIZAÇÃO

Esta primeira edição do festival é uma realização da Engady Cine Video e Governo do Estado do RN por meio da Secretaria de Estado do Turismo do RN, com recursos do Governo Cidadão via empréstimo do Banco Mundial.

FILMES DA MOSTRA DO CINE FEST RN – ZONA SUL

CATARRO

Direção: Paulo Dumaresq

Documentário, 11 minutos, 2018, RN, Livre, DCP.

Elenco: o artista de rua chamado “Catarro”.

Sinopse: Um morador de rua que, para sobreviver, vende os quadros que pinta e os livros que pega nos sebos do centro da cidade.

Filme inédito. Première no Cine Fest RN.

O DIA DA SANTA

Direção: Cassio Hazin

Ficção, drama, 20 min, RN, 2017, 16 anos, DCP.

Elenco: Alex Benigno e Kédma Silva.

Sinopse: Uma fazenda, um fazendeiro. Assédio e pedofilia aceitos como “coisas normais”.

SEM CULPA, SEM PERDÃO.

Direção: Suerda Morais e Cassio Hazin

Ficção, Drama, 20 min, 2017, RN, 16 anos, DCP.

Elenco: Ana Francisca Oliveira, Camilla Natasha e Gustavo Ferreira.

Sinopse: Um burocrata leva um estilo de vida pessoal confuso, dividido entre sua esposa e uma vida regada de rapazes e subversão, momento em que surgem os primeiros casos de AIDS no país.

CABRA DE PEIA

Direção: Rui Lopes.
Ficção, Drama, 19 minutos, 2016, RN, 12 anos.
Elenco: Genildo Matheus e Ana Félix.
Sinopse: Um garoto de 10 anos vive acorrentado numa fazenda no interior de Caicó (RN). Certa manhã, a família recebe a visita de um cangaceiro.
Premiações: Inédito em festivais. Première no Cine Fest RN.

 

LUGAR DE LIXO É NO LIXO

Direção: Lula Borges.
Animação, 13 minutos, 2015, RN, Livre.
Elenco: Raffael Igor, José Ramom e Aadrian Borges.
Sinopse: Filme de animação com tema ambiental, criado com programas livres. Amigos discutem sobre o destino que é dado ao lixo de seu bairro.

 

FACA AMOLADA

Direção: E.Soares.
Ficção, Drama, 12 minutos, 2018, RN, 12 anos.
Elenco: Walkim Spencer, Eliene Albuquerque e Nathália Albuquerque.
Sinopse: Diva é uma menina de 14 anos que mora numa casa isolada, juntamente com a mãe e o padrasto, numa área rural afastada de tudo e de todos. O padrasto é um tirano. A mãe é submissa. E Diva precisa suportar suas angústias em silêncio, em prol de uma (mal fingida) tranquilidade do lar.

 

SEBASTIÃO CANÁRIO

Direção: Suerda Morais.
Documentário, 13 minutos, 2016, RN, Livre.
Elenco: Sebastião Canário.
Sinopse: Ele foi o principal fundador do Cinema que durante três décadas levou a Sétima Arte ao público do município de Cerro-Corá. Sebastião relata histórias vividas no Cine Canário, uma das mais encantadoras e nostálgicas salas de Cinema do Estado do Rio Grande do Norte.

 

O BAOBÁ E SEU POETA

Direção: Walton Schiavon
Documentário, 17 minutos, 2017, RN, Livre.
Elenco: Matheus Araújo Pessoa e Tony Silva
Sinopse: O filme conta, do ponto de vista do próprio Baobá, sua trajetória desde suas origens africanas, chegada ao Brasil e a Natal.
Premiações: Inédito em festivais. Première no Cine Fest RN

 

TRAIÇÃO NÃO EXISTE EM GUARANI

Direção: Lula Borges.
Animação, Experimental, 1 minuto, 2016, RN, Livre.
Sinopse: Vídeo ambiental, mostrando a situação das florestas que a cada dia se encontram mais e mais destruída e de difícil convivência para os nossos povos indígenas, pois antes de nós, eles eram os brasileiros.

Compartilhar } 2 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.