• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    26ºc

Esportes

ESPORTE INCLUSIVO

Começam os jogos paradesportivos de Natal

Abertura ocorreu ontem e competições seguem até o próximo domingo

Por Redação

9 de novembro de 2018 | 14:40

Abertura da 2ª edição dos jogos paradesportivos de Natal. Foto: Joana Lima

Começaram os jogos paradesportivos de Natal, que envolve competições para atletas com deficiência. A abertura ocorreu na tarde de ontem (08) no Ginásio Djalma Maranhão – Palácio dos Esportes e a competição está em sua segunda edição e segue até o próximo domingo.

São 190 atletas inscritos entre sete e 40 anos de idade. Nesta edição dos jogos serão disputadas sete modalidades, Bocha Paralímpica, Halterofilismo, Futebol para Amputados, Goalball, Tênis de Mesa, Tênis de Quadra e Corrida Infantil. As provas de corrida são destinadas aos pequenos de até 12 anos. Eles serão divididos por deficiência nas categorias de 50, 100 e 400 metros.

Luiz Oliveira Neto, 11, autista e aluno do 6º ano, é um dos inscritos para a corrida que ocorrerá neste domingo. Segundo sua mãe, Ângela de Souza, 43, essa competição é um dos melhores momentos para o filho que melhorou a interação com as pessoas depois de se envolver com atividades esportivas. “Ele quer fazer vôlei agora e eu vou atrás porque ele melhorou muito o comportamento, ficou mais calmo, muito melhor”, afirma. “Com essas atividades, ele sai da rotina e melhora muito”, completa.

A técnica da equipe de Goalball do Instituto de Educação e Reabilitação dos Cegos – IERC, Ana Cláudia Santos, afirma que este tipo de competição serve para divulgar a modalidade ainda pouco conhecida da maioria da sociedade. Como se trata de uma modalidade que não tem referência no esporte olímpico, foi criada especificamente para pessoas cegas, ainda é pouco difundida. “ Este evento é uma oportunidade também para que professores de escolas públicas tenham conhecimento sobre as modalidades e passem a usá-las nas escolas para a inclusão de todos”, afirmou Ana Cláudia.

“A prefeitura se sente muito honrada e gratificada em apoiar e incentivar atividades como os Jogos Paradesportivos com os atletas demonstrando a alegria que têm em participar de um evento como esse, ajudando a preservar sua saúde e a alegria de cada um”, afirmou o prefeito Álvaro Dias, durante a solenidade de abertura dos jogos, que contou a apresentação dos músicos da Associação de Pais e Amigos da Pessoa com Deficiência – APABB, além da banda de música da Polícia Militar, entre outras atrações culturais.

A atleta paralímpica Terezinha Mulato, cadeirante e competidora de halterofilismo, foi quem representou os participantes no juramento do atleta. Ela participou das Olimpíadas de Sidney, na Austrália, em 2000 e das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. A secretária Municipal de Esporte e Lazer, Danielle Mafra, afirmou que essa é uma das principais competições organizadas pela Secretaria seguindo o Calendário Esportivo de Natal. “Temos total apoio das entidades e é um trabalho que fazemos com muita dedicação e a várias mãos”, concluiu.

As competições estão inseridas no período do Fórum do Paradesporto, que capacita profissionais para atuar na área do esporte para pessoas com necessidades especiais. Estão programados workshops sobre o Paradesporto durante esta sexta-feira, também com atividades realizadas no Palácio dos Esportes. “Os participantes vão poder viver, na prática, a experiência de trabalhar na área junto com profissionais experientes”, explica a Secretária de Esportes de Natal, Danielle Mafra.

Confira a programação do evento:

9/11 (sexta-feira) – 14h às 21h – Oficinas Paradesportivas

10/11 (sábado)

– 9h – GoalBall (quadra do Palácio dos Esportes)

– 14h – Halterofilismo (Auditório do Palácio dos Esportes)

– 15h – Futebol de Amputados (Campo Society de Brasília Teimosa)

11/11 (domingo)

– 7h – Corrida Infantil (largada na Rua Trairi, em frente ao Palácio dos Esportes)

– 8h30 – Bocha Paralímpica (quadra do Palácio dos Esportes)

– 9h – Tênis de Mesa (auditório do Palácio dos Esportes)

RECOMENDAMOS

FERIADÃO

8 dicas para pegar a estrada em segurança

LEVANTAMENTO

Fecomércio mostra pesquisa de percepção sobre o Alecrim

CONCORRÊNCIA

Prova da Caern será neste domingo para 2.271 inscritos

PATRIMÔNIO DO RN

Força-tarefa vistoria museus potiguares

APÓS O RETORNO

Kleber é o novo líder do Governo na Câmara de Natal

RETORNO

STF devolve mandato ao prefeito de Alto do Rodrigues

CONFUSÃO EM PARIS

'De Pernas Pro Ar 3' ganha trailer hilário

DENÚNCIA

Sindicato aponta assédio moral de banco contra gerentes

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL