câmbio:

DÓLAR R$ 3.1720 EURO R$ 3.4608

Tempo, natal:

°C

Brasil e Mundo

SESI

20/03/2017

14:08

Conheça os campeões do Torneio Nacional de Robótica 2017

As melhores equipes vão participar de torneios internacionais

Por Portal da Indústria

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

A equipe Big Bang, do Serviço Social da Indústria (SESI) de Birigui (SP) é a grande campeã do Torneio Nacional de Robótica FIRST Lego League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI). Mais de 700 competidores participaram da disputa no SESI Taguatinga, no Distrito Federal, entre os dias 17 e 19 de março. O segundo lugar ficou com a equipe Robocoe, do Colégio Coesi, de Aracaju (SE).

Quem garantiu o terceiro lugar geral da competição foi a equipe Tecmade, da Unidade Integrada SESI SENAI Professor Wilton Gama, de Marechal Deodoro (AL). A disputa teve 74 equipes, de escolas públicas e particulares, de todo o Brasil. Para chegar à fase nacional, os times passaram primeiro pelas etapas regionais. Essas equipes agora vão se preparar para disputas internacionais de robótica na Austrália, Dinamarca, Reino Unido e Estados Unidos. Para o técnico da equipe Big Bang, Walter Moreira Júnior, a conquista é o resultado de bastante trabalho dos estudantes.

“É uma equipe muito unida, esse é o nosso diferencial. Tivemos momentos complicados na disputa em que o robô não funcionou como a gente queria, mas graças a Deus vencemos”, diz. O estudante Arthur Gustavo Marques,16 anos, da equipe Robocoe, disse que foi uma competição muito difícil, mas que o grupo estava focado em fazer o melhor. “Essa competição não visa títulos, mas quando o nosso trabalho é recompensado com alguma coisa, não tem como ficar muito feliz. Ainda mais que agora já estamos com uma viagem internacional para fazer”, comemora.

Outras 21 equipes que disputaram o torneio também conquistaram vagas para disputas em outras países. Nesse caso, o critério para distribuição das vagas foi o bom desempenho em diferentes categorias. As 24 vagas são para os seguintes torneios: World Festival (19 a 22 de abril / Texas – Houston – Estados Unidos), Razorback Invitational (18 a 21 de maio / Fayetteville – Arkansas – Estados Unidos), Aberto da América do Norte (19 a 21 de maio / Carlsbad – Califórnia – Estados Unidos), Campeonato Aberto Europeu (25 a 28 de maio / Aarhus – Dinamarca), Campeonato Aberto Internacional (21 a 25 de junho / Bath – Reino Unido), Mountain State Invitational (7 a 9 de julho / Fairmont – Estados Unidos) e Campeonato Aberto da Ásia (6 a 9 de julho / Sydney – Austrália). O diretor de operações do SESI, Marcos Tadeu, considera o torneio como a “cereja do bolo” de todo um processo educacional que começa em sala de aula.

“A intenção do SESI, como organizador da competição, é apoiar o desenvolvimento dos estudantes nas áreas de matemática, ciências e engenharias. Além disso, a robótica trabalha outras capacidades importantes para a vida pessoal e profissional, como trabalho em equipe, liderança e inovação”, afirma.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.