• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    28ºc

Geral

Parnamirim

Doadores de sangue ficam isentos de taxas em concursos municipais

Os órgãos e as entidades que integram a administração pública ficam obrigados a incluir a isenção prevista nesta Lei

Por Redação

12 de janeiro de 2018 | 14:21

Passa a valer a partir de hoje (12), a lei municipal sancionada no último dia 09 de janeiro pelo prefeito de Parnamirim, Rosano Taveira, que isenta os doadores de medula óssea e de sangue, do pagamento de taxas de inscrições em concursos públicos realizados no âmbito da administração municipal. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM). 

“Queremos incentivar novos voluntários a reforçarem o abastecimento dos bancos de sangue e medula óssea, cuidando e contribuindo para salvar vidas que necessitem desses serviços”, disse o Prefeito Taveira.

Os órgãos e as entidades que integram a administração pública ficam obrigados a incluir a isenção prevista nesta Lei, nos editais de concursos públicos.

A nova lei municipal considera doador regular de sangue, aquele que realize, no mínimo, três doações por ano, atestadas por órgão oficial ou entidade credenciada pelo poder público.

O doador, para exercer o direito previsto nesta Lei, fica obrigado a apresentar o comprovante de sua condição, no ato da inscrição no concurso público.

SOBRE A DOAÇÃO DE SANGUE

No Brasil, para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos. Para os menores de idade, é preciso a autorização dos responsáveis. Já para quem tem entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar, se já o tiver feito antes dos 60 anos.

Outros critérios sobre a doação de sangue são: pesar, no mínimo, 50 quilos, ter bom estado de saúde, estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. Para doar sangue, é preciso levar documento de identidade com foto. Uma doação de sangue pode beneficiar até quatro pessoas.

SOBRE A DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

Para doar medula óssea, é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar em bom estado de saúde e se dirigir ao setor de Serviço Social de uma das unidades de coleta do HEMONORTE. Lá, o doador recebe orientações sobre processo de doação , preenche ficha de cadastro e assina o termo de consentimento. Os dados dsão encaminhados ao Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea ( INCA – Rio de Janeiro) que realizará diariamente o cruzamento das informações dos doadores e pacientes em busca da compatibilidade.

RECOMENDAMOS

SAÚDE

Entenda a ação e consequência dos açúcares no corpo

CAMPANHA

Arrecadação para Natal sem Fome segue no Natal Shopping

HONRARIA

Diretora do CEI Romualdo será homenageada na ALRN

ÁLVARO DIAS

'Natal em Natal será um dos maiores eventos do NE'

ATREVIDA!

Meghan Markle quebra novos protocolos

OPERAÇÃO ROSS

Agripino esclarece doações de empresas ao Democratas

BABADO NOVO!

Claudia Leitte será atração máxima do Natal em Natal

DESCONTENTAMENTO

Quiosqueiros são impedidos de oferecer banho

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL