câmbio:

DÓLAR R$ 3.2213 EURO R$ 3.9988

Tempo, natal:

25°C

Cotidiano

JANEIRO BRANCO

29/01/2018

15:42

Dor nas costas pode estar relacionada à saúde mental

Segundo o médico, boa parte das dores, principalmente na região lombar, podem ter relação com problemas de trato mental.

Por Redação

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

A campanha Janeiro Branco tem por objetivo mobilizar a sociedade em favor da saúde mental durante todo esse mês. A ideia é eliminar tabus e envolver a sociedade nas discussões sobre a doença. O neurocirurgião Adriano Scaff, especialista em medicina da dor, chama a atenção para uma das consequências físicas de doenças como depressão e ansiedade e afirma que a dor nas costas pode sim estar relacionada à saúde mental.

Segundo o médico, boa parte das dores, principalmente na região lombar, podem ter relação com problemas de trato mental. “Isso acontece porque as dores estão relacionadas ao cérebro e a sensibilidade do nosso sistema nervoso central. Então é importante avaliar tudo o que pode estar contribuindo e causando a dor para se chegar à conclusão de como podemos trabalhar.

Às vezes é preciso atuar no bem-estar emocional do paciente para ajudar a reduzir a dor.”- destaca o Médico. Um estudo recente da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, revelou que pessoas com problemas na coluna eram duas vezes mais propensas a desenvolver transtornos mentais. O estudo também apontou que quem sentia dores crônicas nas costas apresentou um risco três vezes maior de manifestar algum episódio depressivo e 2,6 vezes maior de ter algum surto psicótico.

Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que 80% das pessoas terão algum episódio de dor nas costas pelo menos uma vez na vida. E a dor nas costas já é a principal causa de afastamentos do trabalho no Brasil. O estudo realizado no Reino Unido traz um recorte sobre os brasileiros que participaram da pesquisa e mostra que 52% dos que foram ouvidos pelos pesquisadores se queixavam de dores nas costas e que esse tipo de desconforto afetava de alguma forma suas vidas social e profissional.

Sobre o Dr. Adriano Scaff O Dr. Adriano Scaff é formado em Neurocirurgia pelo Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP. Mestre em Cirurgia pelo Departamento de Cirurgia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto- USP.

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.