• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    25ºc
ALERTA

Especialistas alertam que população jovem sofre mais com desemprego

Percentual da população jovem desempregada é mais que o dobro dos 12% em todo o país

Por Redação

6 de dezembro de 2017 | 17:39

Enquanto o índice de desemprego geral no País está em torno de 12%, na população jovem esse porcentual é mais do que o dobro, superando 25% da população em idade ativa. Portanto, um em cada quatro jovens não encontra espaço no mercado de trabalho. O problema é dramático e, segundo o professor Hélio Zylberstajn, da Faculdade de Economia e Administração da USP, além de ser um reflexo da crise econômica, está associado a uma deficiência específica da política educacional brasileira, que valoriza o ensino acadêmico em vez do ensino profissionalizante.

“Não se cuida dessa transição da escola para o trabalho no Brasil”, disse Zylberstajn ao participar do painel “O jovem no mercado de trabalho”, durante o “1º Fórum Acreditamos nos Jovens”, realizado pelo McDonald’s no auditório do MUBE, em São Paulo. “Precisamos construir pontes para que os estudantes do Ensino Médio entrem no mercado.” Segundo ele, a escola viabiliza a formação básica, mas não permite ao jovem descobrir suas aptidões e encaminhá-lo para a nova vida profissional.

A grande dificuldade é preparar os jovens para as necessidades do mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente, e de acordo com Sofia Esteves, presidente do Conselho do Grupo Cia de Talentos, um dos maiores recrutadores do País e que também participou do painel.  Ela destacou ser importante que esses novos profissionais desenvolvam autoconhecimento, autoestima e descubram seus próprios talentos. “A gente tem que ajudar a empoderar esse jovem porque isso vai dar retorno”, afirma. “Alguém precisa dizer para os jovens que eles são capazes e que participam de algo importante.”

 Ao identificar as principais barreiras que encontram na hora de procurar emprego, 77% dos jovens apontam para a falta de uma experiência anterior, 69% para a falta de oportunidades, 68% para a falta de confiança na sua geração e 58% para a dificuldade de transição do ensino médio para o mercado.

RECOMENDAMOS

ELEIÇÕES 2018

Fátima recebe apoio de deputado eleito e de prefeitos

DECLARAÇÃO

Coronel Azevedo: "Carlos Eduardo é candidato da ordem"

NOVO FORMATO

Fest Bossa e Jazz retorna à Pipa em dezembro

ELEIÇÕES 2018

Em Parnamirim Carlos Eduardo quer ampliar maioria

CLÁSSICO

Miranda marca nos acréscimo e Brasil vence a Argentina

CONFUSÃO!

Socialite barraqueira esculhamba esposa de Safadão

MEIA DÉCADA

UERN recebe homenagem na Câmara Federal

Baía Formosa

Festival de Cinema abre inscrições para mostras

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL