câmbio:

DÓLAR R$ 3.1208 EURO R$ 3.6290

Tempo, natal:

26°C

Esportes

02/10/2013

15:21

Exposição exibe peças das conquistas brasileiras em copas do Mundo

Por futebolealgomais

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

“A seleção brasileira é a pátria em chuteiras”. Criada pelo escritor e jornalista Nelson Rodrigues (1912-1980), a frase serviu de inspiração para a expressão “A pátria de chuteiras”, adotada nas ações de comunicação do governo federal para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

slogan está presente no selo especial lançado para o evento esportivo do próximo ano e também dá título à exposição inaugurada na última terça-feira (1º), no Espaço Cultural Furnas, em Botafogo, zona sul do Rio.

O acervo reúne relíquias de jogadores campeões mundiais de futebol, como chuteiras, bolas, camisas e medalhas e outras peças que guardam a memória dos títulos conquistados pelo Brasil nas Copas do Mundo de 1958, na Suécia; 1962, no Chile; 1970; no México; 1994, nos Estados Unidos; e em 2002, no Japão e na Coreia do Sul.

A exposição foi idealizada pelo ex-jogador Carlos Alberto Torres, capitão da seleção brasileira no tricampeonato e hoje presidente da Associação Brasileira de Campeões Mundiais de Futebol.

“As pessoas que gostam de futebol certamente vão achar muito interessante conhecer os itens dos nossos títulos mundiais e reviver os anos de glória”, disse Carlos Alberto. A medalha do capitão do tricampeonato mundial é um dos destaques da mostra, que já passou por São Paulo e Curitiba e chega agora ao Rio.

A exposição Pátria de Chuteiras tem entrada franca e poderá ser vista até o dia 31 deste mês, de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 18h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. O Espaço Cultural Furnas fica na Rua Real Grandeza, 219, em Botafogo, zona sul da cidade.

 

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.