câmbio:

DÓLAR R$ 3.1208 EURO R$ 3.6284

Tempo, natal:

Showers 25°C

Cultura

10/10/2013

15:02

Fagner confirma show na programação do Natal em Natal 2013, em dezembro

Por mercadoecia

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

Confirmado nesta quinta-feira o show do cantor e compositor Fagner dentro da programação do Natal em Natal 2013, promovido pela Prefeitura de Natal, via Fundação Capitania das Artes (Funcarte). Ainda falta a confirmação de outros três nomes nacionais. Serão dois shows no entorno do Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte, e outros dois na Árvore de Mirassol, na Zona Sul. Convidado pelo presidente da Funcarte e amigo de outras épocas, Dácio Galvão, Fagner fez questão de que sua apresentação fosse na Zona Norte. Artistas locais farão a abertura dos shows. A organização do evento espera a definição dos nomes nacionais para traçar o perfil dos artistas potiguares que completará a noite. As datas ainda não foram definidas.

A programação do Natal em Natal terá música, dança, literatura, cinema, esporte, gastronomia e iluminação natalina, entre o período de novembro a janeiro. A abertura oficial do evento será com o Festival de Cultura & Arte de Natal, que acontecerá nos dias 2 e 3 de novembro, na Praça da Árvore no Mirassol, e reunirá artesãos, artistas, sebos, cordelistas, antiquários e atrações espontâneas, objetivando a divulgação do artesanato com a identidade potiguar. Os amantes da sétima arte também estão contemplados no Natal e Natal com a realização do Festival de Cinema, do Goiamum Audiovisual, do 15º Salão de Artes Visuais e do Seminário Cine Natal. Esses eventos terão inicio no dia 4 de novembro e se estenderão a até 4 de dezembro.

O Natal em Natal vai reunir vários estilos musicais em sua programação. Para os que apreciam o doce e harmonioso som dos corais, a pedida será o 19º Encontro Nacional de Coros em Natal, que vai acontecer entre os dias 14 e 16 de novembro no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A programação prevê a apresentação de várias atrações musicais. A dança é outra importante manifestação cultural que vai ter seu espaço no evento com a realização do Festival Entre Gestos, um encontro das três linguagens desenvolvidas pelo núcleo de dança da Funcarte (Clássico, Contemporâneo e Popular) em apresentações que prometem encantar e emocionar o público presente.

Pela primeira vez, o segmento esportivo também terá vez na programação. A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte, Lazer e Copa do Mundo Fifa 2014 (Sejel/Secopa) vai organizar a Meia Maratona de Natal e o Passeio Ciclístico da cidade. A Meia Maratona vai acontecer no dia 9 de novembro e tem a expectativa de reunir 6.000 atletas em três categorias: 5 quilômetros, 10 quilômetros e 21 quilômetros. Além da corrida, a Prefeitura do Natal vai promover o Passeio Ciclístico da cidade. O evento está marcado para o dia 14 de dezembro. Os ciclistas sairão da Arena das Dunas e do ginásio Nélio Dias e se encontrarão na Via Costeira, onde haverá uma estrutura armada pela Sejel/Secopa com a apresentação de atrações culturais diversas.

O Festival Literário de Natal será o ponto alto do Natal em Natal e vai agregar o Encontro Nacional de Escritores (ENE) e o Encontro de Escritores em Língua Portuguesa (EELP). Grandes nomes da literatura brasileira e internacional vão debater obras, produções e processos criativos entre os dias 6 e 9 de novembro em uma estrutura montada na Praça Augusto Severo, no bairro da Ribeira. A ação conta com a parceria da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCLA) e vai reunir na capital potiguar, escritores renomados da literatura nacional e de oito países-irmãos de língua portuguesa.

Entre os escritores brasileiros convidados, estão o cantor Caetano Veloso, Milton Hatoum, Tatiana Salem Levy, Rubens Figueiredo, Nelson Pereira dos Santos, Marina Lima, Eucanaã Ferraz, João Paulo Cuenca, Zeca Camargo, José Miguel Widnik. Também devem participar os escritores Antônio Cícero, Cacá Diegues, Gereba Barreto, Arnaldo Niskier, Ivan Junqueira, José Eduardo Agualusa, Mauro Ventura, Murilo Melo Filho, Ronaldo Correia de Brito, Tom Cardoso, Vânia Bastos e Zuenir Ventura. Pela UCLA, devem participar do festival os escritores Ana Paula Tavares (poetisa), Germano de Almeida (romancista), Tony Teheke, Mário Zambujal, Ricardo Araújo Pereira, Luís Carlos Patraquim (poeta e dramaturgo), José Aluísio Peixoto, José Carlos Vasconcelos (poeta, jornalista e redator da Revista Visão) e Luís Cardoso Noronha.

A vasta programação do evento cultural prevê, ainda, a realização do Festival Gastronômico de Natal, no final do mês de novembro, com ações realizadas na Praça das Flores, no Mercado do Peixe, Mercado de Petrópolis e na Cidade Alta. As festividades em comemoração ao dia de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, também terão um forte apoio da Prefeitura.

O teatro vai dar continuidade à programação do Natal em Natal no mês de dezembro. A Funcarte lançou o edital do Natal em Cena (espetáculos teatrais do Natal em Natal) e uma comissão formada por especialistas na área selecionou os projetos “O Milagre da Fé” e “Encruzilhada do Mundo” para as apresentações teatrais do Natal em Natal. As apresentações acontecerão na Zona Norte de Natal e na Árvore de Mirassol.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.