câmbio:

DÓLAR R$ 3.2226 EURO R$ 3.8194

Tempo, natal:

26°C

Brasil e Mundo

LISTA NEGRA

13/11/2017

11:29

Farc são definitivamente retiradas da lista de terrorismo da UE

A suspensão permitia travar provisoriamente as sanções vinculadas à presença da guerrilha na lista

Por Agência Brasil

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia (UE) decidiram nesta segunda-feira (13) eliminar definitivamente as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) da lista de organizações terroristas, durante um Conselho em Bruxelas, segundo informaram à Agência EFE fontes do bloco.

A decisão política já havia sido tomada em nível de embaixadores dos Estados-membros e hoje os ministros ratificaram esse consenso por meio de um ponto sem debate na agenda da reunião.

A UE já mantinha as Farc “suspensas” da lista de terrorismo desde o dia 26 de setembro de 2016, de modo a incentivar o processo de paz na Colômbia. As Farc foram incluídas na lista em 9 de setembro de 2001.

A suspensão permitia travar provisoriamente as sanções vinculadas à presença da guerrilha na lista, entre elas o congelamento de bens e a proibição de disponibilizar fundos para seus integrantes.

A lista da UE sobre terrorismo inclui pessoas ou grupos que atuam dentro ou fora do bloco e é revisada pelo Conselho (instituição na qual estão representados os governos dos Estados-membros), pelo menos, a cada seis meses.

Os integrantes dessa lista podem ser alvos de congelamento de fundos ou bens financeiros na UE e de medidas restritivas em relação a cooperação policial e jurídica.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.