Sem categoria 14/04/2017 10:30

Eu era vigiado pela ditadura militar e só vim saber agora

Por Ricardo Rosado

Sob o número 2.4.15 e com o título "Membros da UFRN com Atuação Política e Acadêmica Mapeada pelos Órgãos de Repressão da Ditadura Militar", o livro A Comissão da Verdade da UFRN apresenta uma relação de professores, alunos e funcionários da Universidade que, de uma certa forma, tiveram a vida acadêmica, estudantil e funcional vigiada pelos militares.

Compartilhar } 4 Compartilhamentos

Sob o número 2.4.15 e com o título “Membros da UFRN com Atuação Política e Acadêmica Mapeada pelos Órgãos de Repressão da Ditadura Militar”, o livro A Comissão da Verdade da UFRN apresenta uma relação de professores, alunos e funcionários da Universidade que, de uma certa forma, tiveram a vida acadêmica, estudantil e funcional vigiada pelos militares.

O professor Albimar Furtado, experiente e correto jornalista do RN, meu colega de turma e depois no Departamento de Comunicação Social da UFRN, do Diário de Natal e hoje na Fiern, descobriu que eu também era vigiado pelos órgão se repressão política da época.

Isso nem eu sabia.

Ele me passou fotos das páginas do livro onde está meu nome.

Na lista há também os nomes do professor Rogério Bastos Cadengue, de saudosa memória e com quem dividi anos de militância em sala de aula, no sindicato dos jornalistas e no centro acadêmico, ainda na Fundação José Augusto e do então aluno Roberto Solino.

O professor Rinaldo Claudino de Barros também faz parte da turma vigiada.

Outros nomes muito conhecidos do Estado estão lá.

No meu caso a vigilância partiu de um “informativo número 071/81” da ASI (Assessoria de Segurança e Informação) da UFRN e através da “informação 059/84 do SNI – Serviço Nacional de Informações – órgão do Governo Federal.

Acontece que em 1981, segundo o informativo da ASI, eu estava morando em São Paulo, aluno da Escola de Comunicação e Artes da USP.

image2-2 image4

image3-2

 

Compartilhar } 4 Compartilhamentos
Ricardo Rosado

Descrição Diretor do Portal No Ar e Repórter do Fatorrrh.

todos os blogs