Sem categoria 16/06/2017 09:54

Câmara, Prefeitura e Fecam emitem nota sobre Wilma de Faria

Deu no Portalnoar

A morte de Wilma de Faria, aos 72 anos, deixou o Executivo e o Legislativo de Natal em luto. Atualmente, ela tinha uma cadeira na Câmara Municipal dos Vereadores.

A política morreu na noite dessa quinta-feira, 15, vítima de um câncer.

Compartilhar } 2 Compartilhamentos

Deu no Portalnoar

A morte de Wilma de Faria, aos 72 anos, deixou o Executivo e o Legislativo de Natal em luto. Atualmente, ela tinha uma cadeira na Câmara Municipal dos Vereadores.

A política morreu na noite dessa quinta-feira, 15, vítima de um câncer.

Nota da Prefeitura

É com profundo pesar que a Prefeitura do Natal lamenta o falecimento da vereadora, ex-governadora e ex-prefeita Wilma de Faria.

Wilma foi prefeita da cidade por três mandatos, tendo toda uma história de serviços prestados a Natal e à sua gente não somente na realização de importantes obras de infraestrutura, como com presença marcante na atuação social, refletindo sua formação como professora universitária e mestre em Educação pela UFRN.

Wilma também foi vice-prefeita de Natal nos últimos quatro anos e, agora, apesar do curto tempo de mandato como vereadora, continuou sua atuação em defesa das políticas públicas de atendimento aos mais carentes.

Além disso, ao se dedicar à política, Wilma de Faria abraçou com pioneirismo a luta pela emancipação feminina e abriu caminhos para a presença da mulher na política de Natal e do Rio Grande do Norte.

O prefeito Carlos Eduardo determinou a decretação de luto oficial de três dias na cidade e manifesta em nome de todos que fazem a Prefeitura do Natal as mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda.

Nota da Câmara

Sob grande consternação, a Câmara Municipal de Natal recebeu a notícia do falecimento da vereadora e ex-governadora Wilma de Faria. Em sua rápida passagem pelo Legislativo natalense, e na condição de 2ª vice-presidente da Mesa Diretora, ela engrandeceu o parlamento com uma postura firme, discreta e justa.

Wilma de Faria iniciou sua carreira política como secretária de Trabalho e Bem-Estar Social do RN em 1983, sendo eleita três anos depois deputada federal. Conquistou seu primeiro mandato como prefeita de Natal em 1988, feito que repetiu outras duas vezes. Em 2002 foi eleita governadora do Rio Grande do Norte e reeleita para o cargo em 2006.

A “guerreira”, como Wilma ficou conhecida, foi a primeira mulher a ser eleita prefeita de Natal, primeira governadora do RN, além da primeira potiguar a ser eleita deputada federal. Sua trajetória representa um marco na luta pela participação feminina na política.

Neste momento de dor, os vereadores de Natal dirigem seus pensamentos e orações aos familiares e aos milhares de norte-riograndenses que compartilham o sentimento de tristeza pela partida dessa grande mulher que deixa um legado na política do Rio Grande do Norte.

Nota da Fecam

Todos que fazemos a Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) recebemos com profundo pesar a morte da ex-governadora Wilma de Faria, que atualmente exercia o mandato de vereadora em Natal. Sua história de vida dedicada ao Estado ficará marcada para sempre no coração do povo potiguar. Seu exemplo de mãe e mulher batalhadora, “guerreira”, estará guardado na memória de todos nós. Que Deus conforte a família, aos amigos e ao povo do RN.

Compartilhar } 2 Compartilhamentos
Ricardo Rosado

Descrição Diretor do Portal No Ar e Repórter do Fatorrrh.

todos os blogs