Cultura

EXPERIÊNCIAS

Fórum Potiguar de Cultura alinha conhecimento e experiências no TCP

Evento contará com a participação de gestores e produtores culturais potiguares, paraibanos e pernambucanos

O IV Encontro do Fórum Potiguar de Cultura (FPC) começa nesta quinta-feira  (2)  no Teatro de Cultura Popular. O encontro contará com a reunião dos segmentos artísticos em atividade no Rio Grande do Norte e terá como foco levantar o debate, a partir do conhecimento de experiências positivas de funcionamento de políticas culturais, e mobilizar os atores necessários para a efetiva aplicação da Lei do Fundo Estadual de Cultura – FEC e de seus recursos sociais e financeiros.

A programação contará com debates sobre Políticas Públicas e Sistema de Financiamento Cultural, e Fundo Estadual de Cultura do RN com a participação de gestores e produtores culturais potiguares e da Paraíba e Pernambuco. Após os debates será realizada uma plenária para construção de ações e encaminhamentos para o Fundo Estadual de Cultura e composição da comissão executiva do FPC.

O Rio Grande do Norte possui um recurso destinado por lei ao financiamento direto da cultura, o Fundo Estadual de Cultura desde 2011. O FEC é composto de uma receita principal de 0,5% do recolhimento do ICMS, o que em 2017 representou aproximadamente R$ 28 milhões. Uma das temáticas do FPC serão as atribuições e o cumprimento da legislação do FEC e a aplicação dos recursos do mesmo.

“O maior desafio do Fórum Potiguar de Cultura é se constituir como uma instituição que dê conta de ser um elo entre a sociedade civil organizada e as instâncias de poder. Avançar na mobilização contínua dos segmentos artísticos para o crescente fortalecimento da representação dos agentes culturais, contribuindo eficazmente – propositivamente – na edificação de uma política pública que ultrapasse a fronteira metropolitana e desenvolva suas ações nas outras regiões do estado. Durante o fórum deverá sair um documento oficial a ser apresentado no sentido de edificar pilares mais sólidos na busca por uma atuação conjunta de todas as forças que trabalham sempre por um mundo mais justo e melhor”, afirma Esso Alencar, integrante da Comissão Executiva do Fórum Potiguar de Cultura.

Programação

02/08 – quinta-feira

18h – Acolhimento (Credenciamento e intervenções artísticas)

19h – Abertura – Tema: Políticas Públicas e Sistema de Financiamento Cultural – Lau Siqueira (PB), Fernanda Matos (PE), Amaury Jr. (RN) e Esso Alencar (FPC) | Mediador: Aluízio Matias (FPC)

20h30 – Debates com a participação do público

22h – Encerramento

03/08 – sexta-feira

8h – Tema: Fundo Estadual de Cultura: Legado e Perspectivas – Pedro Santos (PB), Gustavo Duarte (PE), Ana Neuma (RN) e Tatiane Fernandes (FPC) | Mediador: Nathália Santana (FPC)

10h – Debate com a participação do público

12h às 14h – Intervalo

14h – Plenária: Ações e encaminhamentos para o Fundo Estadual de Cultura e composição da comissão executiva do Fórum Potiguar de Cultural

19h – Encerramento Festivo no Abayomi Natal

Serviço:

IV Fórum Potiguar de Cultura

02 a 03 de agosto

Teatro de Cultura Potiguar – Rua Jundiaí, 641 – Tirol

RECOMENDAMOS

ELAS NO COMANDO

Enem 2018: Mulheres são 76% das notas 1000 na redação

NOVA CASA

América anuncia saída de goleiro titular após 3 jogos

OPERAÇÃO TUBÉRCULO

Vereadores votarão cassação do prefeito de Caicó

TRADIÇÃO E ARTE

Rendeiras da vila de Ponta Negra é tema de documentário

ENCONTRO

Governo discute com FGV medidas para melhorar Educação

MUDANÇA

Força e Luz é o primeiro time a demitir técnico

Filmes serão exibidos na UFRN
ENSINO SUPERIOR

Sisu disponibiliza mais de 13 mil vagas no RN

APOSENTADORIA?

Karl Lagerfeld não encerra desfile da Chanel em Paris

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL