câmbio:

DÓLAR R$ EURO R$

Tempo, natal:

27°C

Economia

Senac

13/09/2017

14:37

Gastronomia potiguar é destaque em Brasília

A previsão é atender mais de 1.200 pessoas ao longo da programação

Por Redação

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

A gastronomia potiguar é destaque durante a Semana de Gastronomia Regional, promovida pelo Departamento Nacional do Senac, entre os dias 12 e 15 de setembro, nos restaurantes da Câmara dos Deputados, Senado Federal e no Restaurante-escola Downtown, na Confederação Nacional do Comércio.

Três chefs do Senac RN, Rodrigo Santana, Angelo Medeiros e Jonatã Canela, se juntaram às equipes locais para o preparo do cardápio regional. 

Segundo o diretor regional do Senac, Fernando Virgilio, que esteve na capital federal para a abertura do evento, a previsão é atender mais de 1.200 pessoas ao longo da programação. “Somente no primeiro dia, foram contabilizados 380 serviços”, afirmou.

Com o tema “Do mar ao sertão”, o cardápio foi elaborado em homenagem ao historiador, antropólogo e folclorista Luiz da Câmara Cascudo, abordando aspectos da gastronomia pesquisados por ele e que também estão presentes no livro “Arte e rituais do fazer, do servir e comer no Rio Grande do Norte”, publicado pela Editora Senac.

Entre os pratos que serão servidos, estão Jerimum com molho de caju, Filé de sol com Cebola roxa caramelizada, Arroz de siri, Camarão na Moranga, Farofa D’água com castanha, Pirão de queijo, Camarão na nata, Feijão verde, Doces em compota variados.

A programação contemplará também uma aula-show, onde será apresentada a receita “Paçoca de camarão e Musseline de Macaxeira com mangaba”, desenvolvida por Rodrigo Santana. Um dos ícones da gastronomia norte-rio-grandense, conhecido pela exuberância e sabor marcante, o camarão aparece como ingrediente principal na releitura de um prato típico do Nordeste que comumente utiliza a carne de sol ou de charque como proteína, a paçoca.

O evento – A Semana da Gastronomia Regional é uma iniciativa do Departamento Nacional do Senac, que visa divulgar as diferentes cozinhas do País. Uma vez por mês, um Departamento Regional da Instituição é convidado para divulgar a culinária do seu estado.

Este ano, o Senac RN participa pela segunda vez do projeto. Além da programação em Brasília, a Instituição também esteve no Rio de janeiro, no mês de agosto.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.