• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    26ºc

Economia

Impulsão

Geração eólica no RN deve fechar 2017 com crescimento perto de 30%

O percentual representa 1.316,7 megawatts médios

Por Redação

8 de novembro de 2017 | 13:30

O Rio Grande do Norte é o estado brasileiro que mais gera energia pela força dos ventos e dispõe da maior capacidade eólica instalada do país. Entre janeiro e agosto deste ano, a geração média de energia eólica no estado cresceu 26,5% comparado ao mesmo período de 2016. O percentual representa 1.316,7 megawatts médios (MW) a mais, entregues ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Os dados consolidados pelo Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) confirmam a liderança do Rio Grande do Norte em capacidade instalada em operação, com 3,4 gigawatts (GW) gerados em 127 usinas eólicas instaladas no estado, a maior parte na região do Mato Grande, que concentra os municípios de João Câmara, Parazinho, São Miguel do Gostoso, Jandaíra, Pedra Grande e Rio do Fogo.

No ranking dos estados com maior capacidade eólica instalada do Brasil, a Bahia aparece como segunda colocada, com 1.9GW, seguida pelo Ceará com 1.7GW.

Esses números são apenas uma amostra do que será apresentado no V Fórum Estadual de Energia e Sustentabilidade do Rio Grande do Norte (FEERN 2017), no dia 13 de novembro, a partir das 08:30 horas, no auditório principal do IFRN – Campus Natal/Central.

Em sua quinta edição, o evento se consolida no calendário estadual e reúne autoridades, empresários e especialistas para debater junto ao público os desafios, investimentos e resultados obtidos nas áreas de energia eólica, solar, petróleo, gás e biocombustíveis no Rio Grande do Norte.

Este ano, o evento também contará com palestras envolvendo temas como parcerias sócio-ambientais nos empreendimentos de energia, cidades inteligentes e humanas, oportunidades de capacitação na área de energia e tecnologias em inovação no setor energético.
O FEERN é uma realização do CERNE e conta com patrocínio da Chesf e Governo Federal, do Sindicato das Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN) e do Sindicato das Empresas do Setor de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sipetro).

O evento tem ainda o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Gulf Oil, TWA – Trade Wind Alliance, CRN-Bio Consultoria, Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP).

SERVIÇO
5º Fórum Estadual de Energia e Sustentabilidade do Rio Grande do Norte (FEERN 2017)
Data: 13/11/2017 (segunda-feira)
Horário: 08:30h às 18:30h
Local: Auditório principal do IFRN – Campus Natal Central

RECOMENDAMOS

ARTE

Festival de Teatro Amador começa dia 23 no CEI Romualdo

CNDL/SPC BRASIL

43% dos idosos são responsáveis pelo sustento da casa

MAIS MÉDICOS

Médicos cubanos lutam na Justiça por trabalho

ACIDENTE FATAL

Cidade Alta: Ciclista morre atropelado por motocicleta

AÇÃO POLICIAL

PM: Suspeitos de assalto a farmácia morrem em confronto

IRREGULAR

Comércio ilegal de cigarros supera mercado regular

DECLARAÇÃO

Receita paga hoje restituições do 6º lote do IR

CONSULTORIA

Facebook rompe com agência de relações públicas

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL