Brasil e Mundo

Gilmar Mendes

Gilmar Mendes será o novo relator da ação da PGR contra o voto impresso

Processo estava com o ministro Luiz Fux na Corte, mas ele solicitou redistribuição na segunda

Por Marianna Holanda

8 de fevereiro de 2018 | 09:53

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes será o relator da ação da Procuradoria Geral da República contra o voto impresso. Gilmar presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até semana passada e é crítico da volta do modelo.

O processo estava com o ministro Luiz Fux na Corte, inicialmente, mas ele solicitou redistribuição na segunda-feira, 5, mesmo dia em que foi protocolado. A justificativa é que assume a sucessão de Gilmar na presidência do TSE nesta semana. Nesta quinta-feira, 8, a ação direta de inconstitucionalidade da PGR foi designada ao ministro Gilmar Mendes.

À frente do TSE, Mendes questionou que a impressão do voto custaria muito aos cofres públicos. O tribunal afirma que a implementação não será imediata, pois estima que o custo da mudança em todas as zonas eleitorais sairia por R$ 2,5 bilhões. No máximo, 5% das urnas terão voto impresso nas eleições de outubro.

Na ação, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, alegou que a impressão do voto representa risco “à confiabilidade do sistema eleitoral, fragilizando o nível de segurança e eficácia da expressão da soberania nacional por meio do sufrágio universal”.

Fux se declarou suspeito e pediu redistribuição do caso. A justificativa do ministro foi a de que assumiria a presidência do TSE no dia seguinte, na sucessão de Gilmar.

Os procedimentos internos no tribunal para a implementação parcial da mudança já estão em andamento. O TSE está realizando um pregão para a compra de 30 mil urnas, além de bobinas, cabines de votação e hardwares. Duas empresas participaram da concorrência e uma foi desclassificadas, a Smartmatic, mas o tribunal ainda está em fase de negociação com a TSC Parcial.

RECOMENDAMOS

Competição

Atletas enfrentam corrida de 42km em Mossoró

TRAGÉDIA

Explosão em duto mata 66 no México

DOMINGO NO PARQUE

Veja as atrações do fim de semana no Parque das Dunas

PLANOS

Governo propõe consórcios de saúde com prefeituras

LUTO

Narrador esportivo Hélio Câmara morre em Natal

POLÍTICA

Previdência: reforma vai ao Congresso em fevereiro

LUTO

Morre fundador do grupo O Rappa, Marcelo Yuka

FUTEBOL

Amistoso Brasil e República Tcheca será dia 26 de março

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL