câmbio:

DÓLAR R$ 3.7975 EURO R$ 4.4609

Tempo, natal:

23°C

Cultura

Cultura

11/04/2018

14:34

Mais de mil obras em exibição no Museu Café Filho

A coleção atual foi construída ao longo de vários anos

Por Redação

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

O colecionador potiguar Francisco Francinildo abre seu acervo particular de obras ao público nesta quinta-feira (12) a partir das 18h no Museu Café Filho (Rua da Conceição, Cidade Alta), na edição especial da mostra Privado é Público, na qual expõe mais de mil obras entre quadros, esculturas em madeira e cerâmica, acrílica, porcelanas e utensílios domésticos rurais representativos de mais de 90% dos artistas potiguares.

A mostra é uma realização conjunta do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto e da Sociedade Amigos da Pinacoteca (SAP).

Na exposição estão obras de artistas como Dorian Caldas, Tomé, Assis Marinho, Jair Peny, Zaíra Caldas, Abraham Palatinik, Ivanise, Nivaldo Rocha, Manxa, Erasmo Andrade, Iaperi Araújo, Iaponi Araujo, Luiza Dantas, Zé de china, Etelânio, Enoch Domingos, Fé Córdula, Diniz Grilo, Geicefran Azevedo, entre outros.

Francinildo, natural do município de Alexandria, tem fortes ligações com a cultura regional desde a infância, relação que serviu para a descoberta dos movimentos artísticos de natureza universal. Na década de 80, ao lado do professor Antônio Marques e do artista Erasmo Andrade, criou a Galeria Conviv´Art – NAC UFRN.

Contribuiu posteriormente para a implantação e organização da Galeria de Arte do Centro de Turismo de Natal. Participou ainda para a abertura do Museu da Casa de Milagres, localizado no Centro de Turismo de Natal.

A coleção atual foi construída ao longo de vários anos de convivência com artífices, artesãos e artistas do Rio Grande do Norte e de outros estados brasileiros.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.