câmbio:

DÓLAR R$ 3.2861 EURO R$ 3.8821

Tempo, natal:

28°C

Economia

Sebrae

11/08/2017

15:11

Marcas exibem talento potiguar no São Paulo Design Weekend

As duas marcas são as únicas do Norte e Nordeste

Por Agência Sebrae

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

Os brincos, colares e pulseiras da marca Morena Canela, juntamente com as guloseimas da Remo Doces, estão em destaque na São Paulo Expo. Os produtos das empresas potiguares foram selecionados para compor o espaço de exposição do Sebrae com 21 casos de sucesso de cinco estados na São Paulo Design Weekend, que começou na quarta-feira (9), na capital paulista. As duas marcas são as únicas do Norte e Nordeste participando da ação ao lado de empresas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O São Paulo Design Weekend  apresenta projetos de cenários e tendências no setor para pequenos negócios. O festival urbano, como é classificado o evento, será realizado até 13 de agosto. O principal objetivo é promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura, arte, decoração, urbanismo, inclusão social, negócios e inovação tecnológica.

Todas as empresas expositoras realizaram investimentos na área de design ao serem apoiadas pelo Sebraetec, programa que leva serviços tecnológicos e inovação aos pequenos negócios. A mostra do Sebrae durante o Design Weekend contempla projetos de design em diversas áreas, como acessórios, calçados, identidade visual, design de ambiente e embalagens de produtos. Todos realizados a partir da qualificação e subsídios do Sebraetec. Especialistas também vão conduzir uma ação de levantamento de cenários e tendências no setor de forma colaborativa e participativa com o público presente no evento.

De acordo com o gerente da Unidade de Inovação e Tecnologia do Sebrae no Rio Grande do Norte, João Bosco Cabral Freire, a seleção da Morena Canela e da Remo Doces pelo Sebrae Nacional para participar da ação comprova o padrão de qualidade das consultorias realizadas e da rede de prestadores de serviços credenciados ao Sebraetec no  estado.

“A cada ano, a demanda por serviços de design cresce mais. As empresas estão entendendo que as intervenções de design representam um diferencial para atrair clientes e torna-las mais competitivas. É uma ferramenta-chave não só para ampliar a competitividade de pequenos negócios mas também para tornar a inovação tangível em diversas áreas”.

Da cor de canela

 

O design foi decisivo para o casal Felipe Pinheiro e Claudiane Rocha, empresários que estão à frente da Morena Canela. A marca foi concebida em 2009 para produzir acessórios. A empresa entrou no projeto Natal Pensando Moda, que contou com a consultoria do estilista Ronaldo Fraga. A partir da orientação, a empresa desenvolveu uma coleção que teve o sol do Nordeste Brasileiro como inspiração.

As peças dessa coleção, denominada ‘O Sol do Meu Sertão, foram escolhidas para a mostra do Sebrae no São Paulo Design Weekend. “Essa participação no evento é muito importante para o reconhecimento do nosso trabalho. O projeto do Sebrae tem sido decisivo para a nossa marca ter know-how nacional e para o nosso conceito ser aceito e reconhecido no país”.

Após as intervenções sugeridas, a empresa passou a ampliar a rede de clientes fora do Rio Grande do Norte e as vendas anuais tiveram um acréscimo entre 20% e 25%. Atualmente, a marca está presente em 17 estados, entre eles Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. Possui, no total, 126 clientes ativos no atacado, que representam 85% das vendas empresa.

O design está entre os sete temas trabalhados no Sebraetec, cujos subsídios chegam a 70% do valor dos, e grande parte das demandas do programa envolve projetos nessa área. Segundo a gestora do Sebraetec no RN, Marijara Leal, as duas empresas potiguares foram selecionadas pelos resultados apresentados na parte de design de produto, que é o ramo do design relacionado ao planejamento e ao projeto que envolvem soluções estéticas formais, de funcionalidade, de tecnologias, de âmbito emocional, de uso, de processos e de soluções de produção aplicadas a um produto, sistema ou conjunto de produtos.

Doces vendas

Foi o que ocorreu com a Remo Doces, do Microempreendedor Individual, Remo Cipriano de Oliveira. Em 2014, ele buscou no Sebrae a inovação e recebeu consultoria do Sebraetec para o design de embalagem, marca e comunicação visual. A empresa produz em torno de 1.000 doces por semana, entre pão de mel, alfajor, brownie e palha italiana. Após consultoria, desenvolveu embalagens individuais e especial de pão de mel para presente com três sabores: tradicional, doce de leite com ameixa e doce de leite com castanha. Depois da nova embalagem, o produto teve aceitação imediata.

“Estar em destaque entre empresas do sul e sudeste do país numa exposição nacional de produtos com design diferenciado me deixou muito satisfeito e feliz. Quando fui comunicado da escolha da embalagem do nosso produto, tive a certeza plena de que valeu a pena investir na inovação. Penso em continuar investindo, porque a busca deve ser constante na melhoria, inclusive com a entrada de novos produtos”, diz Remo Cipriano.

O empreendedor se formalizou há sete anos para ter mais acesso ao mercado de lanchonetes, conveniências, cafés e padarias. Três anos depois, sentiu necessidade de inovar e buscou a orientação do Sebrae, que recomendou a consultoria para o desenvolvimento do design de embalagem, incluindo a criação de um site.

“Temos que participar da concepção do design, escolhendo cores e formas, porque temos a visão da expectativa do cliente. Levamos uns três meses para concluir a consultoria, fazendo ajustes e mudanças para que o produto ficasse atrativo e com boa visibilidade. Acho que conseguimos e a gente tem se destacado não só pela embalagem, mas pelas informações e o código de barras, que já é exigido por alguns comerciantes”.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.