câmbio:

DÓLAR R$ 3.6784 EURO R$ 4.3424

Tempo, natal:

26°C

Geral

DONA NENÉM FELIPE

12/01/2018

08:01

Mercado de Artesanato: cultura e arte tipicamente são-gonçalense

Peças como panelas, copos, vasos e cofres são confeccionados diariamente

Por Redação

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

O artesanato é um trabalho que exerce grande influência na cultura e na economia através de artesãos dedicados e talentosos. Em São Gonçalo do Amarante esta já é uma antiga realidade e tem como lar o Mercado de Artesanato Dona Neném Felipe.

Peças como panelas, copos, vasos e cofres são confeccionados diariamente pelos moradores São-gonçalenses. Romário Souza, artesão há mais de dez anos e morador do bairro Santo Antônio do Potengi, produz aproximadamente 400 peças por semana através do apoio que recebe da instituição. “Esta é minha fonte de renda. É com a venda do artesanato que sustento minha família”, afirma.

Atualmente, cerca de 100 artesãos estão cadastrados junto à Fundação Cultural Dona Militana. “Deste total, aproximadamente 25 famílias são beneficiadas diretamente com o material cerâmico que é produzido e exposto aqui no mercado. Brinquedos, quadros e peças que fazem alusão aos Santos Mártires de Uruaçu também estão expostas para venda nos stands”, complementa Jeane Ferreira, coordenadora do mercado.

Os benefícios concedidos aos artesãos cadastrados vão além do espaço para criação dos objetos de cerâmicas. Eles também contam com encaminhamento das peças confeccionadas para exposição em feiras de grande porte como a Fiarte e a Brasil Mostra Brasil, stands no próprio mercado e até cursos de qualificação em idiomas (inglês) visando expandir seu negócio também para os turistas.

A maior parte das peças produzidas já possuem destino certo, pois são feitas sob encomenda e seguem para mercados e estabelecimentos ao redor do estado. “Como é um material de longa durabilidade e a cidade de São Gonçalo já possui certa tradição e confiança do comércio, o número de pedidos para encomendas e a possibilidade de trabalhar com estoque torna atividade rentável para todos aqui”, finaliza o artesão Wellington Magno.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.