câmbio:

DÓLAR R$ 3.0775 EURO R$ 3.2429

Tempo, natal:

28°C

Cidades

03/04/2014

10:20

MJ faz inspeção em presídios do RN após denúncias de maus-tratos e superlotação

Por blogdogetuliosoares

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

Conselheiros do MJ fizeram inspeção no Complexo João Chaves (Foto: Alberto Leandro)

Conselheiros do MJ fizeram inspeção no Complexo João Chaves (Foto: Alberto Leandro)

Uma comitiva formada por representantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciário (CNPCP) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligados ao Ministério da Justiça (MJ) iniciou na manhã desta quinta-feira (3) inspeção nas principais unidades prisionais do Rio Grande do Norte. A vistoria teve início no Complexo Penitenciário João Chaves, localizado na zona Norte de Natal.

Os conselheiros visitaram as alas masculina e feminina do presídio com o objetivo de fiscalizar as condições do sistema penitenciário no estado. De acordo com Naum Pereira, que está coordenando a comitiva aqui no estado, os conselheiros vieram verificar ainda denúncias partidas dos próprios presos a respeito da péssimas condições de alimentação e maus tratos.

Segundo ele, a vistoria vai privilegiar as unidades de onde partiram mais denúncias. No RN, segundo dados do Depen, há relatos de superlotação de presídios e casos de presos algemados fora das celas, por não haver vagas suficientes nas unidades prisionais. “As denúncias chegam através de formulários preenchidos pelos presos ou até mesmo cartas enviadas ao departamento nacional”, explicou ele.

Inspeção tem como objetivo vistoriar estruturas dos presídios (Foto: Alberto Leandro)

Inspeção tem como objetivo vistoriar estruturas dos presídios (Foto: Alberto Leandro)

Nesta sexta-feira (4) a mesma comitiva seguira até ao município de Nísia Floresta para vistoriar as unidades de Alcaçuz e do Rogério Madruga. O objetivo é o mesmo, avaliar as condições de estrutura, de permanência dos presos e as denúncias de superlotação e maus tratos.

Ainda de acordo com o coordenador da inspeção, a visita irá gerar um relatório acerca das condições estruturais dos presídios, equipamentos e situação dos presos. O balanço dessas inspeções será apresentado ainda nesta sexta-feira, em uma reunião na Corregedoria Geral de Justiça e contará com a presença de integrantes do próprio Ministério da Justiça (MJ), Defensoria Pública, Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc) e Ministério Público.

 

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.