• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    26ºc

Economia

MINICURSOS E OFICINAS

Mundo SENAI desperta para o conhecimento e formação profissional

Programação começou com a abertura oficial às 8h30 e logo após as visitas e oficinas

Por Redação

8 de novembro de 2018 | 16:58

Foto: Reprodução

Mais de mil visitantes devem passar nesta quinta-feira, 08, pelo Centro de Educação e Tecnologia Flávio José Cavalcanti de Azevedo, na Zona Norte, onde vão conhecer os cursos, consultorias, pesquisas aplicadas e demais serviços com os quais o SENAI-RN forma e capacita profissionais, além de contribuir para que a indústria tenha as condições de se tornar cada vez mais competitiva e inovadora.

Ao longo do dia, os visitantes percorrem as instalações, fazem minicursos e oficinas e observam as exposições de equipamentos e laboratórios e assistem a palestras. Trata-se da programação do Mundo SENAI, que abre as portas da instituição para que o público acesse às atividades que são desenvolvidas pela instituição.

“O Mundo SENAI é um dia especial. Nos diversos Estados, entre os quais o Rio Grande do Norte, temos uma programação dos Departamentos Nacional e Regionais que destacam nossas unidades e os serviços disponíveis, com as portas abertas a um mundo de conhecimento sobre o que desenvolvemos no Sistema Indústria e, em especial, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial”, afirma Emerson da Cunha Batista, diretor regional do SENAI-RN.

Além das oficinas e minicursos, destaca Emerson, os técnicos e assessores do SENAI também estão no local para o diálogo sobre possíveis consultorias às empresas. “Oferecemos ainda uma mostra de nossas unidades móveis, que consolidam toda a capacidade que asseguramos de articulação e capilaridade das nossas ações e programas”, acrescentou.

Ao logo do dia, o público formado principalmente por jovens estudantes e empresários — entram em contato com soluções que o SENAI oferece para a indústria e as oportunidades de aprendizado em educação profissional. “Ou seja, é um convite para que a sociedade visite a unidade e conheça as instalações, os cursos, os equipamentos que atendem demandas industriais e conversem com professores e técnicos para um pleno entendimento do Sistema SENAI, que tanto contribui para o desenvolvimento econômico do país e do Estado”, acrescentou Emerson Batista.

A programação começou com a abertura oficial às 8h30, quando Emerson Batista fez uma apresentação sobre a atuação do SENAI no Rio grande do Norte. Logo depois, iniciaram as vistas e oficinas.

No Centro de Educação e Tecnologia os participantes foram à sala de aula 3D e observaram demonstração de equipamentos de segurança do trabalho, simuladores, máquinas, unidades móveis de Automação e Eletricidade; além de assistirem a palestras sobre segurança alimentar, a competição do Grand Prix SENAI de Inovação e o simulado de Soldagem para a WORLDSKILLS – KAZAN.

Os visitantes também os minicursos de Reparos Elétricos, Hidráulicos, Alvenaria, Tecnologia da Energia Solar, Fundamentos do Biogás, Indústria 4.0, Customização de Roupas, Bordado Minimalista, Patchwok (confecção com retalhos) e produção de biscoitos. Também foram atraídos para a exposição de robótica.

“Muito legal, anda não tinha tido contato com robótica e agora, que vi como é, fiquei muito interessado”, disse Lucas Iago, aluno do 2ª Ano da Escola Estadual Padre José Maria Briezinger. Iago dedicou a manhã de hoje ao Mundo SENAI. “Nestas visitas, muitos despertam o interesse pelo conhecimento e áreas às quais não tinham sido apresentado”, afirma o professor Raoni Anjos, que dá aula de Química e Robótica e, nesta quinta-feira, coordenava a mostra em um das salas do CET.

Para Nadja Teciane, aluna do curso de Edificações do Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta, o Mundo SENAI desperta para treinamentos as quais até então ela não tinha se dedicado. “Hoje aprendi algo que para mim é novo e que poderei aplicar ao longo da vida”, disse sobre o curro de Patchwork, que é o reaproveitamento de retalhos para produzir peças de uso doméstico e roupas.

RECOMENDAMOS

FERIADÃO

8 dicas para pegar a estrada em segurança

LEVANTAMENTO

Fecomércio mostra pesquisa de percepção sobre o Alecrim

CONCORRÊNCIA

Prova da Caern será neste domingo para 2.271 inscritos

PATRIMÔNIO DO RN

Força-tarefa vistoria museus potiguares

APÓS O RETORNO

Kleber é o novo líder do Governo na Câmara de Natal

RETORNO

STF devolve mandato ao prefeito de Alto do Rodrigues

CONFUSÃO EM PARIS

'De Pernas Pro Ar 3' ganha trailer hilário

DENÚNCIA

Sindicato aponta assédio moral de banco contra gerentes

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL