câmbio:

DÓLAR R$ 3.3128 EURO R$ 3.7601

Tempo, natal:

Heavy Rain 24°C

Cotidiano

FESTA CATÓLICA

15/06/2017

07:00

No dia de Corpus Christi, a história de um milagre explicado apenas pela fé

A festa de Corpus Christi foi instituída desde 1246 e até hoje move fiéis do mundo inteiro

Por Ayrton Freire

Corpo e sangue continuam frescos em Lanciano

Compartilhar } 3 Compartilhamentos

Século VIII. Começava ali a tradição de celebrar o maior bem da Igreja Católica Apostólica Romana. Hoje, em pleno século XXI, a festa litúrgica em honra da Eucaristia se mantém viva. Faz com que fiéis do mundo inteiro se voltem às missas e procissões que, em tese, são obrigatórias aos católicos na segunda quinta-feira após o domingo de Pentecostes.

Os católicos acreditam que o próprio Jesus Cristo, muitos anos após morrer, pediu para a celebração ocorrer. De acordo com a tradição, uma freira da Bélgica, de nome Juliana de Mont Cornillon, recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da Sagrada Eucaristia.

Ocorre que em outro país da Europa, a Itália, um sacerdote duvidava da Eucaristia, como é chamada a hóstia consagrada. Para os católicos, após o ritual de consagração, na missa, que repete o que foi feito por Jesus no episódio bíblico da Santa Ceia, o pão e o vinho se tornam corpo e sangue de Cristo.

Na freguesia de Lanciano, um dos monges de São Basílio foi tomado de grande descrença e duvidou da presença de Cristo na Eucaristia. Certo dia, suas dúvidas foram sanadas de uma forma inexplicável até hoje. Na consagração do pão e o vinho ocorreu um dos maiores milagres da fé católica. A comida e a bebida mudaram completamente suas substâncias. A hóstia transformou-se em carne viva, e o líquido em sangue.

De acordo com os escritos do professor Felipe Aquino, estudioso da fé católica, o milagre “tornou-se objeto de muitas pesquisas nos séculos seguintes, mas o mais sério foi feito em nossa era, entre 1970/71, e revelou ao mundo resultados impressionantes”.

Até hoje, treze séculos depois, o corpo e sangue continuam frescos.

“O Sangue encontra-se coagulado externamente em cinco partes; internamente ele continua líquido. Cada porção coagulada de sangue possui tamanhos diferentes, mas todas possuem exatamente o mesmo peso, não importando se pesadas juntas, combinadas ou separadas. São Carne e Sangue humanos, ambos do grupo sanguíneo AB, raro na população do mundo, mas característico de 95% dos judeus. Todas as células e glóbulos continuam vivos. A Carne pertence ao miocárdio, que se encontra no coração (e este órgão sempre foi símbolo de amor!)”, destaca Aquino em artigo publicado para a rede católica Canção Nova.

Foi somente em junho de 1246 que a festa de Corpus Christi, expressão do latim que significa Corpo de Cristo, foi instituída.

Os tapetes

Figuras sempre presentes na procissão de Corpus Christi, os tapetes não contam com nenhum sentido profundamente religioso.

Representam uma manifestação da fé popular originária de Portugal e que chegou ao Brasil através dos colonizadores. Para confeccionar os tapetes são utilizados diversos tipos de materiais, tais como serragem colorida, borra de café, farinha, areia, flores e outros acessórios.

Compartilhar } 3 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.