câmbio:

DÓLAR R$ 3.1375 EURO R$ 3.7511

Tempo, natal:

24°C

Economia

Economia

15/07/2017

11:23

Nordeste Forte lança roadshow “Investimento e Desenvolvimento”

Visa promover políticas para o desenvolvimento econômico da região

Por Redação

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

A Associação Nordeste Forte lançou, nesta sexta-feira (14), o roadshow “Investimento e Desenvolvimento do Nordeste”. O evento reuniu os presidentes das Federações das Indústrias da região, a Sudene, o Banco do Nordeste (BNB), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Apex, na Casa da Indústria, em Recife.

O roadshow, promovido pela Associação Nordeste Forte e SUDENE, visa promover políticas para o desenvolvimento econômico da região, incrementar a indústria, debater projetos e propostas de interesses comuns, e, assim, elaborar um modelo estratégico para atração de investimentos.

O presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), Ricardo Essinger, anfitrião do primeiro Roadshow, defende que a Sudene tenha acesso a estrutura e instrumentos que possam alavancar a economia regional, por meio do fortalecimento das indústrias e reparo ao que chamou de “secular descaso com este lado do Brasil que levou a Sudene a ser sacrificado.

“Antes da Sudene, a atividade era incipiente. Depois veio o fomento da região, com a desenvolvimento social e econômico, com a fixação do homem à terra, geração de empregos, diversidade, produção industrial e acervo sobre a terra e a gente do Nordeste. Precisamos retomar isto e a Associação Nordeste Forte une forças para um desenvolvimento neste nível”, destaca.

Amaro Sales: “Convalidação dos incentivos fiscais, aprovada esta semana, traz uma tranquilidade” 

O presidente da Associação Nordeste Forte, Amaro Sales de Araújo, presidente do Sistema FIERN, destacou duas medidas sancionadas esta semana que irão impactar positivamente na retomada do crescimento da economia: a convalidação dos incentivos fiscais estaduais e a aprovação da reformação trabalhista. As novas leis oferecem condições para atração de investimentos, geração de emprego e renda. “A convalidação dos incentivos fiscais, aprovada esta semana, traz uma tranquilidade para o empresariado. Não há como fazer um Brasil diferente, um Nordeste diferente, sem os incentivos fiscais. E a modernização das leis de trabalho é fundamental para sermos mais competitivos, pois tira o medo dos empresários de investir, permitindo maior contratação, mais emprego, mais renda”, frisa.

Este é o primeiro de uma série de encontros regionais que serão realizados nos nove estados do Nordeste, e vai viabilizar um modelo de atração de empresas para a região sem alterar a estratégia de incentivo fiscal entre os estados. Os presidentes e dirigentes técnicos de todas as Federações do Nordeste, explica Amaro, devem levar aos empresários de cada estado, as deliberações do encontro, bem como promover a aproximação desses agentes com o setor produtivo.

A desigualdade regional no Brasil é um problema persistente, apesar de ser alvo de políticas públicas há décadas, como lembrou Amaro Sales. “O Nordeste possui 50 milhões de pessoas aptas a produzir não podemos estar com o pires na mão pedindo ao governo federal. Mas termos políticas de desenvolvimento com condições para crescer e desenvolver mais, de forma diferenciada. Não podemos tratar os desiguais do mesma forma”, observa.

Além do presidente da FIERN, a comitiva potiguar contou com o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, o superintendente de Integração e Articulação, Helder Maranhão, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Flávio Azevedo, o assessor do Nordeste Forte, Ernani Bandeira de Melo e o assessor técnico do MaisRN, Pedro Albuquerque.

Associação Nordeste Forte reúne presidentes de Federações de Indústria da região

Fundada há um ano, a Nordeste Forte é formada pelas nove Federações das Indústrias da Região Nordeste. É presidida pelo presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Amaro Sales (FIERN); e tem como vice-presidentes os presidentes das Federações dos Estados de Pernambuco, Ricardo Essinger (FIEPE); Ceará, Beto Stuadart (FIEC); Alagoas, José Carlos Lyra de Andrada (FIEA); Paraíba, Francisco Gadelha (PB); Maranhão, Edilson Baldez das Neves (FIEMA); Bahia, Antonio Ricardo Alvarez Alban (FIEBA); Piauí, Antônio José de Moraes Souza Filho (FIEPI); e Sergipe, Eduardo Prado de Oliveira (SE).

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.