• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    25ºc

"O sistema está na UTI", constata representante da OAB sobre presídios do RN

Paulo César Costa visitou o CP de Candelária nesta sexta-feira junto com representante do CNJ

O presidente da Comissão de Advogados Criminalistas da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), Paulo César Costa, participou na manhã desta sexta-feira (12), juntamente com membros do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de uma visita ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Candelária, na zona Sul de Natal, para avaliar problemas como superlotação e questões de higiene dos presos. A conclusão foi clara: “O sistema está na UTI”.

Juntamente com o juiz Esmar Custódio Vêncio Filho, a comitiva visitou todas as celas e falou a cerca do Mutirão Carcerário. Na oportunidade, eles puderam constatar as instalações precárias do CDP. “O sistema está na UTI. Há uma carência não só no aspecto físico, mas também no humano”, relatou Paulo César. Hoje o CDP de Candelária conta apenas com dois agentes penitenciários para 86 detentos.

Segundo o presidente da Comissão, “a OAB vai aguardar a elaboração do dossiê do CNJ, com base nas visitas feitas a todos as unidades prisionais do Estado, para tentar tomar providências junto às autoridades competentes”.

A inspeção faz parte do Mutirão Carcerário, realizado pelo TJ e CNJ, em parceria com a OAB. O projeto, que teve início no dia 2 de abril, segue até o dia 3 de maio sob a coordenação do magistrado Henrique Baltazar Vilar dos Santos, de Execuções Penais, nos termos da Portaria 280/2013-TJ e de Resolução Conjunta nº 01-09 – CNM. A inspeção tem como objetivo aperfeiçoar os mecanismos de acompanhamentos das prisões provisórias e definitivas das medidas de segurança e das internações de adolescentes em conflito com a lei.

RECOMENDAMOS

ELEIÇÕES 2018

Fátima recebe apoio de deputado eleito e de prefeitos

DECLARAÇÃO

Coronel Azevedo: "Carlos Eduardo é candidato da ordem"

NOVO FORMATO

Fest Bossa e Jazz retorna à Pipa em dezembro

ELEIÇÕES 2018

Em Parnamirim Carlos Eduardo quer ampliar maioria

CLÁSSICO

Miranda marca nos acréscimo e Brasil vence a Argentina

CONFUSÃO!

Socialite barraqueira esculhamba esposa de Safadão

MEIA DÉCADA

UERN recebe homenagem na Câmara Federal

Baía Formosa

Festival de Cinema abre inscrições para mostras

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL