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OBRAS

14/11/2017

13:40

Obras da BR-101 serão definidas hoje em reunião com DNIT

Construção de viaduto irá durar cinco meses, gerando impasse entre as partes

Por Geraldo Miranda

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A interdição da BR-101 para a construção de um  túnel ganha um novo capítulo nesta terça-feira (14), às 14h, com uma reunião entre representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e o empresariado local.

O motivo da reunião é a interdição de cinco meses de um trecho da rodovia federal que contempla 14 quilômetros e inicia as obras do Pórtico de Natal até o semáforo próximo a Leroy Merlin. Essa nova etapa da obra contemplará a construção de uma passagem inferior e um viaduto para interligar a BR-101 e as avenidas Abel Cabral e Maria Lacerda com duração de cinco meses.

Para o Seturn, a passagem inferior é desnecessária, pois a obra irá deixar o trânsito da região caótico. Segundo o sindicato, a construção pode gerar um prejuízo imensurável ao transporte coletivo, já que durante a obra o trânsito e os trajetos aumentariam e as empresas não teriam como arcar com os custos adicionais. Hoje nove linhas de ônibus transitam no trecho.

Além dessa nova construção, o Dnit fará mais duas incursões na rodovia federal, ambas com o prazo de conclusão para 60 dias. Uma próxima ao IFRN de Parnamirim, onde estão sendo construídos um túnel e um viaduto e outra próxima à Câmara dos Vereadores de Parnamirim, onde a obra do viaduto está dependendo do remanejamento da rede elétrica.

No local das obras, a BR-101 já está interditada e o tráfego desviado para as marginais. No total de obras Complementares e Remanescentes da BR-101 serão construídos cinco viadutos, duas passagens inferiores, vias marginais (nos dois sentidos), cinco passarelas e 52 abrigos em paradas de ônibus.

Até o momento, a expectativa da superintendência regional do Dnit é de concluir todas as obras até dezembro de 2018. O investimento do Governo Federal é de R$ 157 milhões, além de mais R$ 20 milhões destinados exclusivamente para desapropriações.

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