câmbio:

DÓLAR R$ 3.7975 EURO R$ 4.4609

Tempo, natal:

23°C

Cotidiano

Segurança

11/02/2018

09:03

Oito dicas para viajar com segurança no Carnaval

Em 2017, houve um volume 40% maior de acionamentos por problemas mecânicos

Por Redação

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

Um levantamento realizado pela SulAmérica Auto revela aumento significativo na quantidade de acionamentos da assistência 24h durante o período de Carnaval, com picos nos dias em que os segurados normalmente estão indo ou voltando de viagem.

Em 2017, houve um volume 40% maior de acionamentos por problemas mecânicos e alta de 38% nos pedidos de reboque na Quarta-feira de Cinzas em comparação com o mesmo dia da semana seguinte. Para evitar contratempos e garantir um passeio seguro, a dica é planejar a viagem com antecedência, verificando se o automóvel está em bom funcionamento, e adotar uma postura responsável ao volante.

“É muito importante avaliar as condições do automóvel antes de pegar a estrada, checando o estado dos pneus, freios, fluidos e faróis, dentre outros itens. Consultar a previsão meteorológica e detalhes da estrada também pode fazer a diferença, assim como prever um trajeto com paradas para descanso do condutor no caso de viagens mais longas”, ressalta o diretor de Operações Auto e Massificados, Renato Roperto.

Confira oito dicas para viajar com tranquilidade:

  1. Não use o celular enquanto dirige. Proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito, a má prática é a terceira principal causa de acidentes fatais no trânsito. Tentar digitar, atender chamadas ou interagir de qualquer modo com o dispositivo diminui a atenção do motorista e sua capacidade de realizar manobras defensivas.
  2. Faça uma checagem cuidadosa do veículo. Um checklist básico deve incluir a verificação de pneus, freios, fluidos (incluindo o óleo do motor), faróis e lanternas, limpadores de para-brisa, bateria, correias e nível de combustível no tanque.
  3. Pneus gastos e carecas são grandes causadores de acidentes e, por isso, merecem atenção especial. Antes de pegar estrada, verifique o estado de conservação de todos eles, inclusive o estepe, e faça a calibragem adequada. Além disso, não deixe de conferir se o alinhamento e o balanceamento das rodas estão em dia.
  4. Cheque a condição das pastilhas e dos discos de freio, principalmente se você vai para o litoral ou áreas de serras e curvas sinuosas.
  5. Tome cuidado ao dirigir sob condições adversas, como chuva e neblina. Nestes casos, mantenha uma velocidade reduzida, uma distância segura dos automóveis à frente e os faróis baixos acesos. Em caso de chuva, evite freadas bruscas.
  6. Confira a validade do extintor de incêndio. É importante também ler as instruções de uso para saber o que fazer em caso de emergência.
  7. Não se esqueça de sua saúde. Não consuma bebidas alcoólicas ao dirigir e evite alimentos pesados antes das viagens. Leve água e lanches para o trajeto e não dirija por longos períodos contínuos. Somente siga viagem se estiver descansado e alerta.
  8. Use sempre o cinto de segurança. Também garanta a utilização do cinto pelos demais passageiros, incluindo os que estiverem no banco de trás.

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.