• câmbio
    dólar R$ 4,1463
    euro R$ 4,8405
  • tempo, natal/rn
    27ºc
09 de Jul de 2016
10:30
Segurança

Oito dicas para viajar com segurança no Carnaval

Em 2017, houve um volume 40% maior de acionamentos por problemas mecânicos

Por Redação

11 de fevereiro de 2018 | 09:02

Um levantamento realizado pela SulAmérica Auto revela aumento significativo na quantidade de acionamentos da assistência 24h durante o período de Carnaval, com picos nos dias em que os segurados normalmente estão indo ou voltando de viagem.

Em 2017, houve um volume 40% maior de acionamentos por problemas mecânicos e alta de 38% nos pedidos de reboque na Quarta-feira de Cinzas em comparação com o mesmo dia da semana seguinte. Para evitar contratempos e garantir um passeio seguro, a dica é planejar a viagem com antecedência, verificando se o automóvel está em bom funcionamento, e adotar uma postura responsável ao volante.

“É muito importante avaliar as condições do automóvel antes de pegar a estrada, checando o estado dos pneus, freios, fluidos e faróis, dentre outros itens. Consultar a previsão meteorológica e detalhes da estrada também pode fazer a diferença, assim como prever um trajeto com paradas para descanso do condutor no caso de viagens mais longas”, ressalta o diretor de Operações Auto e Massificados, Renato Roperto.

Confira oito dicas para viajar com tranquilidade:

  1. Não use o celular enquanto dirige. Proibida pelo Código Brasileiro de Trânsito, a má prática é a terceira principal causa de acidentes fatais no trânsito. Tentar digitar, atender chamadas ou interagir de qualquer modo com o dispositivo diminui a atenção do motorista e sua capacidade de realizar manobras defensivas.
  2. Faça uma checagem cuidadosa do veículo. Um checklist básico deve incluir a verificação de pneus, freios, fluidos (incluindo o óleo do motor), faróis e lanternas, limpadores de para-brisa, bateria, correias e nível de combustível no tanque.
  3. Pneus gastos e carecas são grandes causadores de acidentes e, por isso, merecem atenção especial. Antes de pegar estrada, verifique o estado de conservação de todos eles, inclusive o estepe, e faça a calibragem adequada. Além disso, não deixe de conferir se o alinhamento e o balanceamento das rodas estão em dia.
  4. Cheque a condição das pastilhas e dos discos de freio, principalmente se você vai para o litoral ou áreas de serras e curvas sinuosas.
  5. Tome cuidado ao dirigir sob condições adversas, como chuva e neblina. Nestes casos, mantenha uma velocidade reduzida, uma distância segura dos automóveis à frente e os faróis baixos acesos. Em caso de chuva, evite freadas bruscas.
  6. Confira a validade do extintor de incêndio. É importante também ler as instruções de uso para saber o que fazer em caso de emergência.
  7. Não se esqueça de sua saúde. Não consuma bebidas alcoólicas ao dirigir e evite alimentos pesados antes das viagens. Leve água e lanches para o trajeto e não dirija por longos períodos contínuos. Somente siga viagem se estiver descansado e alerta.
  8. Use sempre o cinto de segurança. Também garanta a utilização do cinto pelos demais passageiros, incluindo os que estiverem no banco de trás.

RECOMENDAMOS

RECUPERAÇÃO

Natal: Praça Gentil Ferreira será reformada no Alecrim

TECNOLOGIA

Cresce o número de crianças conectados só pelo celular

SINFONIA

Orquestra Sinfônica da UFRN realiza concerto no sábado

ENCONTRADO?

Populares acham corpo em canavial que pode ser de Uber

INVESTIGAÇÃO

PF ainda não descarta coautoria em ataque a Bolsonaro

ELEIÇÕES 2018

Para rebater críticas, campanha usa Bolsonaro com filha

POLÊMICA

Rachel Sheherazade se manifesta contra Bolsonaro

DIVERSÃO

Cinema promove sessão para crianças de instituições

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL