câmbio:

DÓLAR R$ 3.2979 EURO R$ 3.8891

Tempo, natal:

28°C

Geral

FIBROMIALGIA

09/10/2017

12:56

Onofre Lopes seleciona voluntários para pesquisa sobre tratamento em fibromialgia

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com os pesquisadores

Por Redação

Compartilhar } 208 Compartilhamentos

O Laboratório de Pesquisa Clínica e Epidemiológica (PesqClin), do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), está selecionando voluntários para pesquisa sobre tratamento em fibromialgia, síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura, e cursa com sintomas de fadiga, intolerância ao exercício, depressão e sono não reparador.

“Os interessados devem ser pacientes com diagnóstico fechado da doença. Quem ingressar no programa não entrará na fila do agendamento, terá dois meses de monitoramento e poderá ter como benefício acesso a um tratamento não medicamentoso extremamente seguro e de expressivos resultados científicos, através da estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC)”, explica o fisioterapeuta Rodrigo Pegado, coordenador da pesquisa.

Serão 100 pacientes selecionados, mas alguns não terão a neuroestimulação efetivamente aplicada, em razão do comparativo que requer o estudo. No entanto, mesmo esses costumam obter benefícios, uma vez que estarão em monitoramento e sem conhecimento do grupo que integram na pesquisa, além de contribuir para avançaos numa doença de causa ainda desconhecida e carente de tratamento resolutivo.

De acordo com a Sociedade Brasileira para Estudo da Dor, 2% da população brasileira sofre de fibromialgia, síndrome que atinge cerca de 68.000 pessoas no Rio Grande do Norte, sendo 90% dos casos mulheres.

Os interessados em participar da pesquisa devem entrar em contato com os pesquisadores, através dos números (84) 99915-0043/ (84) 99948-4700.

Compartilhar } 208 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.