• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    25ºc
BELEZA ÚNICA

Parque das Dunas completa 40 anos e recebe homenagem da AL

Solenidade reuniu servidores do parque e membros da diretoria do Idema

Por Redação

14 de novembro de 2017 | 12:02

O maior parque urbano sobre dunas do Brasil e segunda maior reserva de mata atlântica brasileira, o Parque das Dunas completa 40 anos no próximo dia 22 e foi homenageado em solenidade pela Assembleia Legislativa, numa iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB). A sessão solene aconteceu na manhã desta segunda-feira (13) e reuniu servidores do parque e membros da diretoria do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN), que gere o espaço.

“O Parque das Dunas tem garantido a preservação e conservação dos ecossistemas naturais e é de fundamental importância para a qualidade de vida da população natalense e norte-rio-grandense”, destacou a deputada Cristiane Dantas, que também homenageou diversos servidores.

A parlamentar lembrou o papel da reserva tanto na recarga do lençol freático da cidade, quanto na purificação do ar, com seu ecossistema rico e diversificado, que abriga uma fauna e flora de grande valor, com diversas espécies em processo de extinção.

40's Parque das Dunas (1)“O parque é também um importante e infindável campo de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico, além de oferecer condições para o ecoturismo, atividades educativas, conscientização ecológica e lazer”, afirmou Cristiane Dantas.

O parque é a primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte, e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como parte integrante da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica Brasileira. Sua área é de mais de 1.170 hectares.

A comemoração pelas quatro décadas do parque está sendo marcada, ainda, por uma exposição fotográfica durante toda a semana, na Assembleia Legislativa. Durante a solenidade, foi exibido um vídeo produzido especialmente para a ocasião pela TV Assembleia.

 

 

 

Homenageados

Falando em nome dos demais homenageados, o diretor geral do Idema, Rondinelli Oliveira, destacou a visão dos gestores da época pelo pioneirismo, bem como o trabalho de todos os que se dedicaram à preservação do espaço desde sua criação, em 1977, até o momento. O diretor ressaltou o trabalho de sensibilização ambiental que vem sendo realizado.

Também foram homenageados: a atual administradora, Mary Sorage, que traçou um histórico desde a criação até os dias atuais da reserva ecológica; a ex-administradora, Maria Socorro Borges, autora de um breve e emocionado pronunciamento; a arquiteta Márcia Monteiro, responsável pela organização visual e estética do Bosque dos Namorados; Silvana Santos, uma das servidoras mais antigas e até hoje dedicada à preservação do local; a professora e bióloga da UFRN, Eliza Maria Xavier, que descobriu em meio a uma rica fauna, um lagarto de 22 milímetros de comprimento, “lagarto de folhiço”, símbolo da preservação das áreas verdes de Natal.

Outros homenageados foram os irmãos e tenentes Moab Batista de Lucena, subcomandante da Companhia Policiamento Ambiental da Polícia Militar e Tiago Batista de Lucena, do 7º Batalhão de Engenharia de Combate, responsáveis pelo combate às invasões irregulares e assim garantir a proteção do Parque das Dunas e também a Ong Baobá, organização amiga do parque e grande incentivadora da educação e preservação ambiental. A deputada Cristiane Dantas estendeu a homenagem a todos os conselheiros, servidores e também copistas e visitantes do parque das Dunas, por sua “importância fundamental no processo de preservação”.

RECOMENDAMOS

ELEIÇÕES 2018

Fátima recebe apoio de deputado eleito e de prefeitos

DECLARAÇÃO

Coronel Azevedo: "Carlos Eduardo é candidato da ordem"

NOVO FORMATO

Fest Bossa e Jazz retorna à Pipa em dezembro

ELEIÇÕES 2018

Em Parnamirim Carlos Eduardo quer ampliar maioria

CLÁSSICO

Miranda marca nos acréscimo e Brasil vence a Argentina

CONFUSÃO!

Socialite barraqueira esculhamba esposa de Safadão

MEIA DÉCADA

UERN recebe homenagem na Câmara Federal

Baía Formosa

Festival de Cinema abre inscrições para mostras

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL