câmbio:

DÓLAR R$ 3.7975 EURO R$ 4.4609

Tempo, natal:

23°C

Cotidiano

SAÚDE

11/07/2018

16:01

Pesquisa avalia risco de doenças cardiovasculares em idosos

Estudo pretende analisar cerca de 400 idosos em até um ano

Por Heilysmar Lima

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

Você, idoso com mais de 60 e menos de 80 anos, já pensou em conferir se possui algum risco de ser acometido por doenças cardiovasculares? Uma pesquisa de mestrado vai oferecer exames gratuitos para mapear como está a saúde do idoso em Natal.

Formado em Educação Física e aluno do mestrado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Marcyo Câmara é um dos membros do grupo de pesquisa sobre o tempo. Segundo ele, o objetivo é “codificar a saúde dos idosos e identificar possíveis fatores de risco”.

As exigências para os idosos participarem da pesquisa são poucas. O primeiro critério, como já citado, é ter entre 60 e 80 anos. Em seguida, a pessoa não pode ter limitações nos movimentos que impeçam a realização dos exercícios físicos. Além disso, o candidato não pode ter histórico de eventos cardiovasculares.

“Se a pessoa já teve algum problema cardiovascular, ela não está apta para a pesquisa. Nós queremos identificar possíveis riscos para ter as doenças”, esclareceu.

A pesquisa será desenvolvida em três etapas. A primeira consiste em realização de exames de sangue no Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol). Em seguida, serão feitos exames de aptidão física. A última parte é a entrega do relatório informativo de saúde.

“Na última etapa, além de entregar os relatórios, nós vamos convidar o idoso para novas pesquisas com exercícios físicos”, acrescentou Câmara.

Longo trabalho

De acordo com o estudante, a pesquisa completa deve durar entre nove meses e um ano. Ao todo, a intenção do grupo é avaliar cerca de 400 idosos. Por semana, 10 pessoas devem ser avaliadas.

“A pesquisa só vai parar quando atingirmos o número necessário para os resultados”, concluiu.

Quem participar vai receber ainda a avaliação física completa, avaliação da composição corporal – massa muscular e massa de gordura -, além do exame de sangue.

IMG-20180711-WA0028

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.