câmbio:

DÓLAR R$ 3.6784 EURO R$ 4.3424

Tempo, natal:

27°C

Geral

Trânsito

17/05/2018

13:46

Plano de Mobilidade Urbana é o 1º do RN a ser apreciado pela Câmara

PlanMob Parnamirim prevê ações sobre os modos e serviços do transporte urbano

Por Redação

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

Parnamirim é o primeiro município do RN a encaminhar à Câmara de Vereadores, o seu Plano de Mobilidade Urbana – PlanMob Parnamirim – em forma de lei para aprovação. Como não tramita em caráter de urgência, a Câmara ainda não definiu uma data para a possível audiência pública que irá apresentar o PlanMob, que segue apreciado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

“O Plano de Mobilidade Urbana de Parnamirim tem efeitos sobre os próximos 20 anos, reunindo ações para comportar o fluxo de pessoas, veículos e cargas no trânsito do terceiro maior município do RN, que cresce a 6 mil habitantes por ano”, disse o Prefeito Rosano Taveira.

Concluído em dezembro passado, após diversas audiências públicas realizadas pela Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM), com participação popular, o PlanMob Parnamirim prevê ações sobre os modos e serviços do transporte urbano e da infraestrutura de mobilidade no município.

“Dentre outras propostas, o Plano de Mobilidade Urbana pretende reduzir congestionamentos no trânsito, ampliar o deslocamento coletivo e requalificar o bairro Centro para os moradores, melhorando, inclusive, o trânsito no local”, diz o Secretário da SESDEM, Marcondes Rodrigues.

Outras ações incluem a criação de ciclovias, ciclorrotas e ciclofaixas, pavimentação de calçadas, readequação de canteiros para bicicletários, padronização dos pontos de acesso aos transportes coletivos e a relocação do comércio instalado sobre calçadas, para o trânsito livre dos pedestres.

Adalberto da Silva, morador do bairro Passagem de Areia, faz uso da bicicleta para se deslocar até o local de trabalho, na Cohabinal. Para ele, a implantação de ciclovias vai facilitar o seu dia a dia. “No trânsito, quem usa a bicicleta costuma ser desrespeitado por motociclistas e condutores de veículos. Com certeza, criar ciclovias vai nos garantir mais segurança”, diz o cidadão Adalberto da Silva.

O PlanMob também prevê implantar mais sinalizações de trânsito e mudanças no sentido de circulação dos veículos em determinados pontos críticos. Além disso, prevê a redução dos impactos decorrentes do uso excessivo do automóvel, como acidentes, e a capacitação dos agentes envolvidos na gestão da mobilidade, além de promover  a gestão participativa da mobilidade urbana.

O PlanMob Parnamirim se constitui como um importante instrumento de planejamento municipal, além de ser obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes, sendo especificado pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, instituída pela Lei Federal nº 12.587, de 03 de janeiro de 2012.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.