• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    26ºc

Interior

LIBERADO

Prefeito é cassado mas pode concorrer eleição suplementar

Pleito suplementar ocorre no dia 9 de dezembro em Alto do Rodrigues

Por Redação

9 de novembro de 2018 | 13:58

Na sessão plenária realizada na tarde de ontem (08), na sede do Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RN, foi definida a data da eleição suplementar do município de Alto do Rodrigues. Será no dia 09 de dezembro. A decisão foi anunciada pelo Presidente da Corte, Desembargador Glauber Rego. Contudo, o prefeito que foi cassado, Abelardo Rodrigues Filho (DEM) e sua vice, Emília Patrícia Batista de Sousa (MDB), com base na lei da ficha limpa, poderá concorrer ao pleito.

Isso ocorre porque no entendimento do Tribunal Superior Eleitoral o prazo de oito anos de inelegibilidade aplicada em 2008 já foi encerrado. “ O Ministro do TSE, Luiz Fux ressaltou que o prefeito cassado poderá ser candidato na eleição suplementar, por entender que existe condição de elegibilidade haja vista ter sido cumprido o prazo de oito anos da inelegibilidade ”, disse o presidente Glauber Rêgo.

Entre as determinações do TSE está o pagamento das despesas efetuadas nas eleições de 2016 pelo prefeito cassado. Rêgo afirma que “o candidato não tinha condições de elegibilidade no momento do pleito o que deu causa a anulação da eleição. Por determinação do TSE ele terá que pagar as despesas da referida campanha”.

A nova eleição vai acontecer após decisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministra Rosa Weber, que cassou o mandato do Prefeito Abelardo nesta semana. A Magistrada entendeu que em 2016, ano da eleição municipal, Abelardo Rodrigues e Emília não poderiam ser candidatos em razão de uma condenação aplicada em 2008. Em 2016, o registro de candidatura ficou sub judice, ou seja, aguardando decisão da justiça. O presidente da Câmara Municipal de Alto do Rodrigues é quem vai assumir o cargo até lá.

 

RECOMENDAMOS

FERIADÃO

8 dicas para pegar a estrada em segurança

LEVANTAMENTO

Fecomércio mostra pesquisa de percepção sobre o Alecrim

CONCORRÊNCIA

Prova da Caern será neste domingo para 2.271 inscritos

PATRIMÔNIO DO RN

Força-tarefa vistoria museus potiguares

APÓS O RETORNO

Kleber é o novo líder do Governo na Câmara de Natal

RETORNO

STF devolve mandato ao prefeito de Alto do Rodrigues

CONFUSÃO EM PARIS

'De Pernas Pro Ar 3' ganha trailer hilário

DENÚNCIA

Sindicato aponta assédio moral de banco contra gerentes

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL