câmbio:

DÓLAR R$ 3.1648 EURO R$ 3.7146

Tempo, natal:

26°C

Interior

MOSSORÓ

11/08/2017

17:18

Prefeitura entrega viatura do Ronda Mulher

Inicialmente seis mulheres da Guarda Municipal estão atuando diretamente no serviço, em parceria com a Ronda Cidadã.

Por Redação

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Segurança, entregou nesta sexta-feira, 11, a viatura que será utilizada no projeto Ronda Mulher. O trabalho já existe desde abril deste ano, com utilização das viaturas da Guarda Municipal e agora passa atuar com veículo próprio. Inicialmente seis mulheres da Guarda Municipal estão atuando diretamente no serviço, em parceria com a Ronda Cidadã.

O secretário de Segurança, Eliéser Girão, explicou que o projeto Ronda Mulher foi criado com ideia de esclarecer e buscar proteção para as mulheres vítimas da violência. “Trabalhamos em parceria com as polícias Civil, Militar, 2º BPM e com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM). Teremos uma viatura da Prefeitura de Mossoró e outra do Juizado da Violência Doméstica e Familiar e as ações serão realizadas a partir de denúncias”, disse.

A Subinspetora Carla explicou que apesar das ações serem realizadas em parceria com os policiais militares, é mais fácil identificar as situações sendo elas mulheres. “As mulheres agredidas se sentem mais à vontade para conversar com outras mulheres”, destacou.

Segundo as agentes, de abril para cá já são nove casos. “Devido a esse acompanhamento, em nenhum desses casos houve reincidência. Os casos eram reincidentes antes do projeto ser iniciado”, frisou a Inspetora Melody.

Além das rondas, as agentes atuam ministrando oficinas de defesa pessoal feminina e esclarecimentos sobre a Lei Maria da Penha, de acordo com orientações do Juizado. “As instituições que tiverem interesse podem mandar um ofício para a Secretaria, solicitando”, disse a GCM Isabelle.

A prefeita Rosalba Ciarlini lembrou que a criação da Lei Maria da Penha, há 11 anos, e destacou que uma política preventiva contra a violência pode ser realizada. “Vamos inserir nesta parceria as Secretarias de Educação e do Desenvolvimento Social, para que sejam realizadas palestras nas escolas, nos equipamentos sociais, para que leve uma cultura de respeito a homens e mulheres, adultos e crianças”, afirmou.

O serviço da Ronda Mulher pode ser acionado através dos telefones 180, Disk Mulher 153 e Disk Segurança 9 8631-7000.

Acompanharam a prefeita na entrega da viatura os secretários municipais, vereadores Alex Moacir, Francisco Carlos, Manoel Bezerra e Maria das Malhas, além da deputada estadual Larissa Rosado.

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.