câmbio:

DÓLAR R$ 3.7975 EURO R$ 4.4609

Tempo, natal:

25°C

Geral

MAIS RN

12/07/2018

16:12

Presidente da FIERN apresenta potencialidades do RN para Meirelles

Amaro Sales destacou potencial econômico em áreas como energias renováveis e turismo

Por Redação

Amaro Sales fala sobre potencialidades do RN durante sabatina a Henrique Meirelles (Foto: Divulgação/Fiern)

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, defendeu mais uma vez as reformas, as microempresas e a competitividade industrial, em seu discurso de abertura do Fórum FIERN Caminhos do Brasil, que recebeu hoje o ex-ministro Henrique Meirelles para apresentar suas propostas como pré-candidato à Presidência da República.

Sales destacou o potencial econômico do estado, em áreas como energias renováveis, sal, fruticultura irrigada, mineração e turismo. “Somos gigantes na produção de energias renováveis; pioneiros na produção de sal; produtores de frutas de excelente qualidade; trabalhadores de uma mineração diversificada, enfim, um Estado com grandes possibilidades na indústria, na agricultura, no comércio, no turismo e no setor de serviços”, enfatizou.

Ele defendeu um olhar diferenciado para as microempresas. “Os pequenos negócios empresariais constituem um dos mais importantes pilares da economia nacional”, disse, e destacou que “no Brasil existem, aproximadamente, 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs). As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado, segundo pesquisa consolidada do SEBRAE”, concluiu.

“O MAIS RN é uma bússola para o próximo governante”

Em entrevista coletiva antes do evento, o presidente da FIERN, Amaro Sales destacou a importância do Fórum FIERN Caminhos do Brasil em trazer os pré-candidatos à Presidência da República para apresentar ideias e propostas para o país, como também ter a oportunidade de ouvir, das entidades representativas do setor produtivo do RN, pleitos que possam ser incorporados aos seus programas de Governo. A 5ª edição do Fórum foi realizada na manhã desta quinta-feira (12), na Casa da Indústria, com o candidato do MDB a presidente, Henrique Meirelles.

“Queremos trazer os candidatos para que eles possam dizer o que o Rio Grande do Norte tem de importante na candidatura deles e no projeto de governo. Trazer um candidato como Meirelles, que tem conhecimento da economia mundial e da economia do Brasil, é pra que ele possa apresentar sua opinião do que fará para o Nordeste e para o RN”, declara Amaro Sales.

O presidente da FIERN destacou o potencial do Estado na produção de energia. E avalia que o Fórum pode ser uma oportunidade de reivindicação para o Estado ter um diferencial no preço das energias. “O RN é o maior produtor de energia eólica e solar do Brasil. Não acredito que um empresário norte-rio-grandense tem que pagar o mesmo valor de energia que um empresário de outro estado paga”, afirma.

O programa MAIS RN, de desenvolvimento estratégico do RN para os próximos 30 anos, é uma contribuição da FIERN na elaboração de projetos e propostas de Governo para o Estado. “O MAIS RN é uma bússola para o próximo governante, seja ele do RN seja do Brasil, conheçam o potencial do RN, suas riquezas, nas energias, no agronegócio” afirma o presidente da FIERN.

Enquanto presidente da Associação Nordeste Forte, que reúne as Federações das Indústrias de todos os estados da região, Amaro Sales tem saído em defesa de uma política regional que considere as desigualdades existentes e as potencialidades da região que manteve uma economia estável em crescimento, mesmo durante a crise. “Se você medir a economia do Nordeste independente do Brasil, eu diria que acontece um crescimento da região. Mas na hora em que você junta o bolo, traz a economia nacional e aí a coisa desanda, porque a desigualdade continua a existir”, pondera.

Embora os grandes projetos estejam concentrados no Sul e Sudeste, observa o industrial, o Nordeste exporta 70% da energia nas redes de transmissão. “Se não tivéssemos hoje as energias no Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Bahia, nós estaríamos num colapso de energia no Nordeste. Então, eu acredito que essa força da economia do nas energias e no agronegócio é muito forte na empregabilidade, na geração de emprego e renda”, avalia.

O “Fórum Sistema Fiern – Caminhos do Brasil” contou com a presença do pré-candidato à presidência da República, Henrique Meirelles (MDB), como convidado para falar sobre suas propostas. Ele foi o 5º presidenciável a participar do evento que já recebeu Aldo Rebelo (Solidariedade), Jair Bolsonaro (PSL), Álvaro Dias (Podemos), e João Amoedo (Partido Novo).

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.