• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    27ºc
Indústria

Presidente da FIERN participa de fórum no EEBA

Amaro Sales reconheceu que as micro e pequenas indústrias conseguiram avanços

Por Redação

14 de novembro de 2017 | 13:18

Qualificação profissional, crédito, burocracia, dificuldades e oportunidades de negócios entre indústrias do Brasil e da Alemanha foram alguns dos temas abordados no fórum “Parceria em Pequenas e Médias Empresas: Ambiente de Negócios e Facilitação de Comércio”, nesta terça-feira, 14, no 35º Encontro Brasil Alemanha (EEBA), realizado na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

O evento foi aberto ontem (13) e encerra hoje (14). É uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e da Federação das Indústrias Alemã (BDI), em parceria com a Associação das Câmaras de Comércio Alemãs no Brasil (AHK) e a Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

Amaro Sales reconheceu que as micro e pequenas indústrias conseguiram avanços no Brasil nos últimos anos, como por exemplo, mais recentemente, a criação do Portal Único do Comércio Exterior, mas que ainda existem dificuldades com relação a linhas de financiamento para o segmento.

Segundo o presidente da FIERN e do COMPEM/CNI, os principais problemas enfrentados por micro e pequenas empresas que operam no comércio exterior referem-se ao custo dos transportes e as altas tarifas cobradas por protos e aeroportos, ao lado do excesso e complexidade das leis, itens integrantes do chamado “Custo Brasil”.

Apesar desses entraves, o industrial acredita estão ocorrendo avanços. “Em 2016, do total de empresas que exportaram no Brasil, 75% eram de micro, pequeno ou médio porte. Entretanto, essas empresas ainda contribuem pouco para o valor exportado pelo país: apenas 6%”, disse, lembrando que o valor agregado ainda é um desafio. Para Amaro Sales é preciso o empresário brasileiro perder o medo do mercado externo.

Estiveram presentes ao evento o vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, o Diretor Heyder Dantas,  o superintendente de Estratégias e Articulação, Hélder Maranhão, a Gerente de Relações Públicas, Dodora Guedes, o Gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN-FIERN), Luiz Henrique, o diretor do Sebrae, Eduardo Viana, e o cônsul honorário da Alemanha em Natal, Axel Geppert.

RECOMENDAMOS

MÃE DOS IF's

Rosalba desmente Fátima sobre autoria da vinda de IFRNs

VÍDEO

Motorista não estava roubando diesel de ônibus escolar

BENEFÍCIO

Nascidos em outubro podem sacar abono do PIS de 2017

CLIMÃO!

Marina Ruy proíbe colega de chegar perto de seu marido

APOIO ALVIRRUBRO

América vende ingressos para jogo do Nordestão Sub-20

ELEIÇÕES 2018

Após críticas, Cid Gomes grava vídeo em apoio a Haddad

FINANÇAS

Um terço dos clientes ignora valor da fatura do cartão

EM NATAL

Astronauta brasileiro palestra em torneio de robótica

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL