Cotidiano

CUIDADO

Preste atenção em suas pintas! Elas podem sinalizar que algo não vai bem

Pintas podem sinalizar desde o início que são um tipo de câncer de pele

Por Redação

29 de março de 2018 | 14:30

Pintas são sinais que aparecem em nossa pele como lesões, planas ou elevadas, pretas ou acastanhadas, arredondadas distribuídas por toda a parte do corpo. Os médicos dermatologistas denominam as pintas de nevos melanóciticos e diferenciam os mesmos das verrugas e fibromas.

As pintas são formadas por células semelhantes aos melanócitos que são células produtoras do pigmento denominado melanina. Porém, as pintas podem sinalizar desde o início que são um tipo de câncer de pele muito agressivo e perigoso chamado melanoma. Por este motivo é importante, além de proteger a pele do sol diariamente, prestar atenção nas características das suas pintas.

Para ajudar no cuidado com as pintas existe a regra do ABCD:

A – Assimetria: quanto mais assimétrica a pinta mais perigosa.

B – Borda: quando a borda é muito irregular a pinta é mais perigosa.

C – Cor: quanto mais irregular a coloração da pinta com nuances de preto, marrom acinzentado e branco mais perigosa é a pinta.

D – Diâmetro: quanto maior o tamanho da pinta mais grave será a mesma.

Sendo assim, é interessante que todos os dias você observe suas pintas e procure um médico dermatologista para avaliação caso elas estejam mudando de cor e tamanho. “Além da regra ABCD também é importante saber que existem outros riscos. As pessoas de pele, olhos e cabelos claros tem mais chance de ter câncer pele. Se algum parente de 1º grau já teve melanoma que é o câncer de pele mais agressivo, também tem um risco bem mais alto de desenvolve-lo”, explica a dermatologista Denise Steiner.

As pessoas com qualquer destes critérios de risco, e também aquelas com mais de 50 pintas no corpo, devem fazer um exame com um aparelho específico que permite visualizar as pintas com mais detalhe e usa um banco de dados que permite a comparação para avaliar o risco específico de cada pinta.

Para finalizar enfatizamos que o diagnóstico precoce do melanoma pode evitar a morte de qualquer individuo acometido. Isto ocorre, porque o melanoma pode estar crescendo na profundidade sem sinalizar sua gravidade. Quando o melanoma é retirado de forma integral e com margens adequadas o indivíduo fica curado! O melhor caminho ainda é a prevenção. Por isso, fique atento à mudanças em suas pintas e proteja-se do sol com filtro solar e roupas adequadas.

RECOMENDAMOS

ÁGUA

Previsão é de chuva no RN durante todo fim de semana

SERVIDOR MUNICIPAL

Natal disponibiliza declaração de rendimentos segunda

CARNAVAL E PREVENÇÃO

Médicos alertam para aumento de sífilis e HIV

INQUÉRITO INSTAURADO

Candidata do PRB obteve R$ 585 mil e 161 votos

FUTEBOL

Estadual tem maior média de público dos últimos 12 anos

PREVENÇÃO

Campanha de prevenção foca no avanço de HIV em homens

VAR

CBF confirma que Brasileirão terá arbitragem de vídeo

BENEFÍCIO

Contratos do Proadi vão gerar 3.500 empregos

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL