câmbio:

DÓLAR R$ 3.6784 EURO R$ 4.3424

Tempo, natal:

27°C

Cotidiano

CUIDADO

29/03/2018

14:30

Preste atenção em suas pintas! Elas podem sinalizar que algo não vai bem

Pintas podem sinalizar desde o início que são um tipo de câncer de pele

Por Redação

Compartilhar } 2 Compartilhamentos

Pintas são sinais que aparecem em nossa pele como lesões, planas ou elevadas, pretas ou acastanhadas, arredondadas distribuídas por toda a parte do corpo. Os médicos dermatologistas denominam as pintas de nevos melanóciticos e diferenciam os mesmos das verrugas e fibromas.

As pintas são formadas por células semelhantes aos melanócitos que são células produtoras do pigmento denominado melanina. Porém, as pintas podem sinalizar desde o início que são um tipo de câncer de pele muito agressivo e perigoso chamado melanoma. Por este motivo é importante, além de proteger a pele do sol diariamente, prestar atenção nas características das suas pintas.

Para ajudar no cuidado com as pintas existe a regra do ABCD:

A – Assimetria: quanto mais assimétrica a pinta mais perigosa.

B – Borda: quando a borda é muito irregular a pinta é mais perigosa.

C – Cor: quanto mais irregular a coloração da pinta com nuances de preto, marrom acinzentado e branco mais perigosa é a pinta.

D – Diâmetro: quanto maior o tamanho da pinta mais grave será a mesma.

Sendo assim, é interessante que todos os dias você observe suas pintas e procure um médico dermatologista para avaliação caso elas estejam mudando de cor e tamanho. “Além da regra ABCD também é importante saber que existem outros riscos. As pessoas de pele, olhos e cabelos claros tem mais chance de ter câncer pele. Se algum parente de 1º grau já teve melanoma que é o câncer de pele mais agressivo, também tem um risco bem mais alto de desenvolve-lo”, explica a dermatologista Denise Steiner.

As pessoas com qualquer destes critérios de risco, e também aquelas com mais de 50 pintas no corpo, devem fazer um exame com um aparelho específico que permite visualizar as pintas com mais detalhe e usa um banco de dados que permite a comparação para avaliar o risco específico de cada pinta.

Para finalizar enfatizamos que o diagnóstico precoce do melanoma pode evitar a morte de qualquer individuo acometido. Isto ocorre, porque o melanoma pode estar crescendo na profundidade sem sinalizar sua gravidade. Quando o melanoma é retirado de forma integral e com margens adequadas o indivíduo fica curado! O melhor caminho ainda é a prevenção. Por isso, fique atento à mudanças em suas pintas e proteja-se do sol com filtro solar e roupas adequadas.

Compartilhar } 2 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.