• câmbio
    dólar R$
    euro R$
  • tempo, natal/rn
    25ºc
CUIDADO

Preste atenção em suas pintas! Elas podem sinalizar que algo não vai bem

Pintas podem sinalizar desde o início que são um tipo de câncer de pele

Por Redação

29 de março de 2018 | 14:30

Pintas são sinais que aparecem em nossa pele como lesões, planas ou elevadas, pretas ou acastanhadas, arredondadas distribuídas por toda a parte do corpo. Os médicos dermatologistas denominam as pintas de nevos melanóciticos e diferenciam os mesmos das verrugas e fibromas.

As pintas são formadas por células semelhantes aos melanócitos que são células produtoras do pigmento denominado melanina. Porém, as pintas podem sinalizar desde o início que são um tipo de câncer de pele muito agressivo e perigoso chamado melanoma. Por este motivo é importante, além de proteger a pele do sol diariamente, prestar atenção nas características das suas pintas.

Para ajudar no cuidado com as pintas existe a regra do ABCD:

A – Assimetria: quanto mais assimétrica a pinta mais perigosa.

B – Borda: quando a borda é muito irregular a pinta é mais perigosa.

C – Cor: quanto mais irregular a coloração da pinta com nuances de preto, marrom acinzentado e branco mais perigosa é a pinta.

D – Diâmetro: quanto maior o tamanho da pinta mais grave será a mesma.

Sendo assim, é interessante que todos os dias você observe suas pintas e procure um médico dermatologista para avaliação caso elas estejam mudando de cor e tamanho. “Além da regra ABCD também é importante saber que existem outros riscos. As pessoas de pele, olhos e cabelos claros tem mais chance de ter câncer pele. Se algum parente de 1º grau já teve melanoma que é o câncer de pele mais agressivo, também tem um risco bem mais alto de desenvolve-lo”, explica a dermatologista Denise Steiner.

As pessoas com qualquer destes critérios de risco, e também aquelas com mais de 50 pintas no corpo, devem fazer um exame com um aparelho específico que permite visualizar as pintas com mais detalhe e usa um banco de dados que permite a comparação para avaliar o risco específico de cada pinta.

Para finalizar enfatizamos que o diagnóstico precoce do melanoma pode evitar a morte de qualquer individuo acometido. Isto ocorre, porque o melanoma pode estar crescendo na profundidade sem sinalizar sua gravidade. Quando o melanoma é retirado de forma integral e com margens adequadas o indivíduo fica curado! O melhor caminho ainda é a prevenção. Por isso, fique atento à mudanças em suas pintas e proteja-se do sol com filtro solar e roupas adequadas.

RECOMENDAMOS

LONGE DO ÁLCOOL

Alcoólicos Anônimos faz 70 anos e lança aplicativo

DANIELA MERCURY

'Nossa democracia e a vida das mulheres estão em risco'

ASSEMBLEIA GERAL

Na ONU, Trump enaltece aspectos criticados por Temer

NOVOS TEMPOS

Família real britânica celebra primeiro casamento gay

VAGAS DE APOSENTADOS

Natal: Prefeitura nomeia professores efetivos

VEJA AS ATRAÇÕES

Arena de Shows da Festa do Boi 2018 terá novidades

VIOLÊNCIA

Organizadora de grupo contra Bolsonaro é agredida

"APOIO BRANCO"

PSL cancela evento mas mantém apoio a candidatos

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL