câmbio:

DÓLAR R$ 3.6784 EURO R$ 4.3424

Tempo, natal:

24°C

Geral

GANHOU PRÊMIO

16/01/2018

16:05

Professor do RN é premiado por usar jogo de tabuleiro no ensino da Matemática

Jonathan Ferreira é professor da Escola Estadual Professor Luís Soares

Por Redação

Professores participantes do I Evento de Práticas Exitosas – Edição Nordeste

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

A Mind Lab, líder mundial em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras, reuniu nessa segunda-feira (15), na sede da empresa em São Paulo, professores da rede de ensino pública de quatro estados da região nordeste que utilizam sua metodologia de ensino de forma inovadora, com impacto social e no desenvolvimento dos estudantes. Após a apresentação dos trabalhos dos profissionais selecionados pela empresa em etapa regional do evento, Jonathan Ferreira, professor da Escola Estadual Professor Luís Soares, em Natal, foi escolhido vencedor por sua experiência de utilização do jogo de tabuleiro Moonwalk no ensino de matemática.

Por meio do jogo, o professor buscou auxiliar os alunos do 8º ano da escola estadual a compreender a aplicação do Plano Cartesiano no cotidiano e a desenvolver na prática os conceitos de tática e estratégia, estimulando o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as aplicações da matemática. “Em sala de aula, fizemos a conexão entre o jogo e o contexto da disciplina. A ideia foi mostrar que a matemática não é algo isolado. Ela envolve a compreensão do mundo”, explica Ferreira.

Além de Jonathan Ferreira, que será presenteado com uma viagem para a Turquia para acompanhar a X Olimpíada de Jogos de Raciocínio Mind Lab, foram avaliados por uma comissão técnica formada por profissionais da empresa os trabalhos de Mirela Monteiro, da rede municipal do Natal, Jacira Maria da Silva, da rede municipal de Maceió, Danielle da Silva, da rede municipal de Recife e Valdineide Dantas e Vilalba Lucena, da rede estadual da Paraíba. Após as apresentações, foi reconhecido o trabalho da professora Milena Fabrini, do Natal, que trabalhou a educação sexual por meio de jogos de raciocínio.

O encontro contou ainda com a participação de Justina Iva de Araújo, secretária de educação de Natal, Mozart Neves, diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, e Marina de Cuffa, psicóloga do Instituto Ayrton Senna e pesquisadora do Insper, em uma roda de conversa mediada por Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab.

“Com este evento, compartilhamos experiências que provam como é possível desenvolver na área pública o desenvolvimento de competências socioemocionais em sala de aula. Por meio dos trabalhos dos professores, nossos mediadores, temos exemplos de utilização da metodologia com jogos de raciocínio em campos não percebidos por nós”, explica Valmir Pereira, CEO da Mind Lab. No Brasil, há 5.000 professores capacitados para aplicar a metodologia da empresa.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.