câmbio:

DÓLAR R$ 3.1057 EURO R$ 3.2829

Tempo, natal:

28°C

Economia

Sebrae

17/02/2017

14:00

Programa vai atender 7,5 mil empresas gratuitamente

A iniciativa leva soluções in loco para problemas enfrentados no dia a dia do negócio

Por Agência Sebrae

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

O Sebrae no Rio Grande do Norte vai oferecer atendimento personalizado e gratuito mais de 7,5 mil empresas – entre Microempreendedores Individuais (MEI), microempresas e potenciais empresários –  em todo o estado, através do Programa Negócio a Negócio. A iniciativa leva soluções in loco para problemas enfrentados no dia a dia do negócio. Para participar, o empreendedor precisa procurar um ponto de atendimento do Sebrae em Natal e no interior do estado ou ligar para o 0800 570 0800.

De acordo com a gestora do programa, Jupira Nunes, a vantagem é que, com o Negócio a Negócio, a empresa ganha melhor desempenho de produção ou prestação de serviços, bem como dos colaboradores e aperfeiçoamento contínuo das formas de atuação no mercado. Além disso, proporciona  maior controle sobre a área financeira, garantindo a longevidade do negócio. Segundo a gestora, neste ano, 60% dos atendimentos serão direcionados a microempreendedores, 30% para microempresas e 10% para aqueles que estão na iminência de abrir um negócio.

As orientações vão envolver empresas de Natal e região metropolitana, assim como cidades das regiões onde o Sebrae possui escritórios regionais, a saber no Agreste, Alto Oeste, Mato Grande, Médio Oeste, Oeste, Seridó e Trairi.

No estado, o programa conta com 25 Agentes de Orientação Empresarial (AOE) e cinco tutores especialistas, que ficam encarregados dos atendimentos. São duas visitas in loco. Na primeira, o empresário recebe o agente, que levanta dados cadastrais e gerenciais da empresa. Essas informações são analisadas por especialistas, que fazem um diagnóstico do negócio.

No segundo atendimento, o empresário recebe um relatório com orientações empresariais. Esse documento aponta ferramentas de gestão para sanar os pontos fracos identificados. Há ainda avaliação dos resultados alcançados e levantamento das dificuldades encontradas na implantação das soluções indicadas.

Nessa etapa, o empresário recebe o Caderno de Ferramentas, uma cartilha que ensina a implantar rotinas essenciais para fortalecimento do negócio, como fluxo de caixa, controle de estoque e cadastro de clientes. Todos os atendimentos são rigorosamente avaliados e o acompanhamento pelos agentes, capacitados pelo Sebrae, que repassam noções básicas de gestão.

Em 2016, o programa atendeu no Rio Grande do Norte 8.894 empresas, sendo a maioria (57%) ligada à atividade do comércio de artigos de vestuário e acessórios, minimercados e mercearias (20%) e também salões de beleza (19%).

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.