câmbio:

DÓLAR R$ 3.1208 EURO R$ 3.6290

Tempo, natal:

26°C

Economia

29/06/2013

08:33

Projeção: Governo mantém meta de inflação em 4,5% para 2014 e 2015

Por blogdascidades

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

O governo manteve em 4,5% a meta de inflação para os anos de 2014 e 2015, com intervalo de tolerância de dois pontos para mais ou para menos. A decisão foi tomada hoje pelo CMN (Conselho Monetário Nacional).
A meta de inflação vem sendo mantida em 4,5% desde 2005. A banda de tolerância passou a ser fixada em dois pontos percentuais a partir de 2006.

“A inflação este ano está sob controle e há grandes chances de ficar em patamar inferior ao de 2012. O IPCA [Índice de Preços ao Consumidor Amplo] vem caindo mês a mês”, afirmou o secretário de política econômica, Marcio Holland de Brito.

Segundo ele, a expectativa do governo é que a inflação volte ao centro da meta no “médio prazo”.

“Nos importamos com a meta central e com inflação cada vez menor. Lidamos com um choque de oferta. Vamos ter acompanhar mês a mês e fazer uma avaliação posteriormente [de quando será possível chegar ao centro da meta]”, disse.

TJLP 

Na reunião, o governo também anunciou a TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo) para o terceiro trimestre de 2013, que ficou mantida em 5% para o período. Trata-se do mesmo patamar vigente desde janeiro deste ano.
A TJLP é importante por ser usada nos financiamentos oferecidos pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Ela é calculada com base na meta de inflação definida pelo governo para os doze meses seguintes à vigência da taxa e um prêmio de risco.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.