câmbio:

DÓLAR R$ 3.1685 EURO R$ 3.3909

Tempo, natal:

°C

Economia

02/05/2013

12:31

Promulgada lei que obriga restaurantes a ter cardápios em Inglês e espanhol

Por f5fitness

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

A partir desta quinta-feira (2), bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e pousadas terão o prazo de 180 dias para adequar os cardápios colocando a disposição dos consumidores traduções em espanhol e inglês. O Diário Oficial do Município (DOM) publicou, na quarta-feira (1), a promulgação da lei nº 376/2013 que trata do assunto.

Entre as determinações, os estabelecimentos citados terão que disponibilizar informações como o nome do prato, ingredientes, relação de bebidas, preços e qualquer outra descrição necessária.

A fiscalização ficará sob a responsabilidade do Procon Municipal. Ficou estabelecido ainda que o município colocará professores de espanhol e inglês no auxílio da confecção dos cardápios e estabelece parcerias com entidades públicas e privadas para efetivar a implementação da lei.

Sobre o custo, o artigo 7 determina que “as despesas decorrentes da presente lei correrão por conta dos recursos do Orçamento Municipal da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico  Fundo Municipal de Turismo, Especificação 025 – Programa Destino Natal, elemento de despesa 23.695.025.1-634 – Programa de Desenvolvimento do Turismo, suplementadas oportunamente se necessário”.

“Impacto zero para os associados”, diz Max Fonseca (Foto: Alberto Leandro)

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/RN), Max Fonseca, afirmou que a lei não trará grande impacto para os associados da entidade no Rio Grande do Norte, pois desde 2009 que o segmento mantém o padrão de línguas diversificadas nos cardápios.

“Criamos um serviço no qual o nosso associado pode ter seu cardápio traduzido, gratuitamente. Nos adiantamos a essa lei desde a inclusão de Natal no programa do Governo Federal ´65 destinos indutores do turismo´. Para nós, será impacto zero”, afirmou o presidente da Abrasel, que representa 70 estabelecimentos do segmento e 80% do mercado.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.