câmbio:

DÓLAR R$ 3.7975 EURO R$ 4.4609

Tempo, natal:

22°C

Política

Congresso em Foco

11/07/2018

12:08

Quase metade da bancada federal é excluída de prêmio por ser alvo de inquéritos

Garibaldi Alves Filho, José Agripino (DEM), Fábio Faria (PSD), Felipe Maia (DEM) e Rogerio Marinho não poderão ser votados

Por Octávio Santiago

Compartilhar } 5 Compartilhamentos

Alvos de inquéritos em andamento, cinco dos 11 integrantes da bancada federal do Rio Grande do Norte foram excluídos da 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco, que distingue os melhores parlamentares do Congresso Nacional. A escolha mobiliza milhares de pessoas na internet e reduziu em 45% as opções dos norte-rio-grandenses.

No Senado Federal, ficaram de fora da relação dos aptos a serem votados os senadores Garibaldi Alves Filho (MDB) e José Agripino Maia (DEM). Já na Câmara Federal, o corte atingiu os deputados federais Fábio Faria (PSD), Felipe Maia (DEM) e Rogério Marinho (PSDB). Juntos, eles somam citação em 14 inquéritos em andamento.

De acordo com o fundador do Congresso em Foco, Sylvio Costa, foram excluídos da relação de candidatos os congressistas denunciados pelo Ministério Público ou que sejam alvo de ações penais e inquéritos em andamento. “Aguardamos contestações solicitando a inclusão de nomes, com alegação de algum equívoco nosso, mas isso não ocorreu”, afirmou ele.

Por meio de sua Assessoria, o senador Garibaldi Alves Filho disse que não considera justo, mas respeita o critério do Congresso em Foco. Ele já apresentou defesa e demonstrou que a doação de 2008 questionada foi oficial e sem contrapartida ao doador. O deputado Felipe Maia entende que a adoção de critérios por prêmios é livre, mas acha injusto que “um parlamentar sem condenação não possa ser avaliado pela população”. Felipe ressaltou que ele é o deputado que menos gasta com Cota Parlamentar e o seu mandato já foi bem avaliado por veículos de comunicação nacional.

A reportagem do Portal No Ar estabeleceu contato com as demais assessorias dos parlamentares, mas eles preferiram não se manifestar.

Na última parcial divulgada em 5 de julho, os deputados federais Zenaide Maia (PHS), Rafael Mota (PSB) e Antônio Jácome apareceram como os potiguares mais bem avaliados. Já entre os senadores, Fátima Bezerra (PT) é, até aqui, a norte-rio-grandense com melhor avaliação.

 

Parlamentares/Partido – Número de inquéritos

Garibaldi Alves Filho (MDB) – 1

José Agripino (DEM) – 4

Fábio Faria (PSD) – 2

Felipe Maia (DEM) – 1

Rogerio Marinho (PSDB) – 6

Compartilhar } 5 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.