Economia

RN terá raça nobre de ovino reconhecida na Festa do Boi

Por turismonoar

14 de outubro de 2014 | 16:30

O Rio Grande do Norte deverá ser premiado, nesta terça-feira (14), com o reconhecimento oficial da raça ovina genuinamente potiguar, denominada Soinga. Pesquisada e geneticamente aperfeiçoada há mais de duas décadas, a Soinga será reconhecida pela Associação Brasileira de Criadores de Ovinos e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na noite desta terça-feira, durante a 52ª Festa do Boi, realizada pela Anorc(Associação Norte-rio-grandense de Criadores). A raça reúne como características principais a capacidade de conviver no clima adverso do semiárido e a produção de carne de excelente qualidade, já disputada entre os restaurantes. Na própria Festa do Boi, os visitantes já podem provar a carne do Soinga, em cozinhas especializadas no setor de caprinos e ovinos.

Soinga_Demis Roussos

Soinga é uma raça genuinamente potiguar (Foto: Demis Roussos)

Pioneiro na criação e concepção do Soinga, o médico veterinário José Paz de Melo, que se dedica há 30 anos ao tema, inicialmente cruzou as raças Bergamacia com a Morada Nova, resultando na Ingazeira. E do cruzamento da Ingazeira com Somalis nasceu a Soinga. Os animais Soinga são destaque na Festa do Boi, onde nesta terça feira desfilam na pista de julgamento da ANCOC (Associação Norte-riograndense de Criadores de Caprinos e Ovinos). Quem passa pelas baias, logo se depara com um cartaz de Zé Paz, o criador, com sua foto e os adjetivos do Soinga: “Precoce, Pesado, Prolífero e Rústico”. Paz explica os diferenciais da sua cria: baixo consumo e ganho de peso e reprodução. Tudo em ambiente de semiárido.

Já existe também a Associação Brasileira de Criadores de Soinga, presidida por outro norte-rio-grandense, o criador Inácio José Salustino Soares. Não basta entusiasta da raça. Salustino iniciou o trabalho de liderança entre criadores com objetivo de difundir e aperfeiçoar o Soinga. Ele administra a criação, em Santa Cruz (RN), de 600 Soingas. “Hoje a carne é uma iguaria. Os restaurantes estão disputando. É um animal de qualidade extrema, cuja a procura cresce”, destaca. O criador Theodósio Lamartine, que cuida de 500 reses em Riachuelo, também está expondo o Soinga na Festa do Boi e mostra-se animado com os negócios que o animal gera. “Vale muito a pena o investimento no Soinga. Estamos satisfeitos”, disse Lamartine.

RECOMENDAMOS

ELAS NO COMANDO

Enem 2018: Mulheres são 76% das notas 1000 na redação

NOVA CASA

América anuncia saída de goleiro titular após 3 jogos

OPERAÇÃO TUBÉRCULO

Vereadores votarão cassação do prefeito de Caicó

TRADIÇÃO E ARTE

Rendeiras da vila de Ponta Negra é tema de documentário

ENCONTRO

Governo discute com FGV medidas para melhorar Educação

MUDANÇA

Força e Luz é o primeiro time a demitir técnico

Filmes serão exibidos na UFRN
ENSINO SUPERIOR

Sisu disponibiliza mais de 13 mil vagas no RN

APOSENTADORIA?

Karl Lagerfeld não encerra desfile da Chanel em Paris

comentários

ANUNCIE JÁ!

RUA DESEMBARGADOR BENÍCIO FILHO, N° 465 PETRÓPOLIS CEP: 59014-470

PABX:

2020-1200

REDAÇÃO:

2020-1200

COMERCIAL:

2020-1200

FALE CONOSCO

Nome
TELEFONE
E-MAIL