câmbio:

DÓLAR R$ 3.2979 EURO R$ 3.8891

Tempo, natal:

28°C

Geral

Saúde

10/10/2017

14:00

São Gonçalo bate recorde de vacinação contra a raiva

As equipes da Vigilância em Saúde conseguiram imunizar 19.011 animais

Por Redação

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

Com a meta de imunizar 80% dos cerca de 18 mil cães e gatos anteriormente estimados no município contra a raiva, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante conseguiu ultrapassar e muito essa meta, sendo um dos municípios com a melhor cobertura vacinal de todo o Rio Grande do Norte. As equipes da Vigilância em Saúde conseguiram imunizar 19.011 animais ao final do Dia D de Vacinação, ocorrido no último sábado (07).

Segundo o secretário de Saúde, Jalmir Simões, somente no dia D, foram vacinados mais de 7.500 animais nos postos de vacinação espalhados pela cidade. Iniciada no dia 23 de julho, a Campanha tinha vacinado até a véspera do Dia D mais de 11 mil cães e gatos. A zona rural foi trabalhada primeiro e no sábado concluíram os pontos estratégicos da zona urbana. Além dos postos nas Unidades Básicas de Saúde, a campanha conta com a parceria de diversas casas de rações de animais da cidade.

O gestor observa, contudo, que se tutores de cães e gatos ainda não tiverem imunizado seus bichinhos, ainda o podem fazer, agendando visita no prédio da Vigilância em Saúde através do telefone 3278-3470. “Temos 30 dias em aberto pra completar a Campanha. E ainda pode ter mais animais não vacinados, porque a população de cães e gatos cresceu acima da expectativa”, enfatiza.

IMPORTANTE

A SMS notificou dois animais suspeitos de raiva no município, tendo adotado todos os procedimentos recomendados. Por isso, todo cuidado é necessário para evitar a proliferação dessa doença, que é causada por um vírus que acomete mamíferos, como cães e gatos, dentre outros, e também pode ser transmitida ao homem por meio de mordidas, arranhões, unhadas ou lambidas de animais contaminados.

Para a vacinação, recomenda-se que os cães estejam contidos por corrente ou guia. Os gatos devem estar em gaiolas ou enrolados em mantas e sacos. Depois de vacinados, os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.