câmbio:

DÓLAR R$ 3.7975 EURO R$ 4.4609

Tempo, natal:

26°C

Geral

PROJETO INCLUDE

16/04/2018

09:36

Sebrae e Instituto Campus Party firmam parceria no projeto Include

A proposta é identificar talentos dentro de localidades menos favorecidas

Por Redação

João Hélio, Francesco Farruggia e Eduardo Viana assinaram a carta de intenções (Foto: Moraes Neto)

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

O Sebrae no Rio Grande do Norte é um dos primeiros entre os estados brasileiros a apostar na tecnologia como forma de inclusão social, através do projeto Include. A instituição assinou, neste sábado (14), uma carta de intenções com o Instituto Campus Party para investir na implantação de um laboratório de robótica no interior do estado. A solenidade de assinatura do termo ocorreu no palco principal da Campus Party Natal e contou com a presença do presidente do Instituto CP, Francesco Farruggia, e dos diretores de operações, Eduardo Viana, e técnico, João Hélio Cavalcanti, do Sebrae-RN.

O Projeto Include consiste na criação e montagem de laboratórios de robótica para aproximar jovens em idade entre 10 e 18 anos moradores de comunidades carentes da tecnologia. A proposta é identificar talentos dentro de localidades menos favorecidas e criar condições para que os jovens possam estudar em escolas especiais, encaminhá-los ao mercado de trabalho para que saiam com emprego após a participação no programa.

O projeto vai além, e tem a intenção de preparar os participantes e incentivá-los levar soluções para os problemas vividos na própria comunidade usando a tecnologia. Na grade de ensino, estão temos como computação, programação, games,  segurança de rede, impressora 3D, realidade aumentada e virtual.

De acordo com Eduardo Viana, a parceria do Sebrae-RN com o Instituto CP para o Projeto Include está dentro das estratégias do projeto Sebraelab de difundir tecnologia e inovação de forma multifuncional e colaborativa para jovens e empreendedores que buscam inovar para aumentar a competitividade, assim como o Projeto de Negócios de Impacto Social.

“A decisão de apoiar um dos laboratórios do Projeto Include é compatível com a proposta do Sebraelab, que é de inclusão tecnológica, e do projeto de Negócios de Impacto Social, de atingir comunidades com soluções que minimizem seus problemas”, explica o diretor, referindo-se à parceria com o Instituto Campus Party. Segundo ele, a cidade onde será instalado o laboratório ainda não foi definida, no entanto, será uma que esteja dentro dessa realidade proposta.

O Sebrae-RN participa da Campus Party Natal, que está sendo realizada no Centro de Convenções, com o espaço Sebraelab Experience. Atualmente, a Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com mais de 475 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador, Itália e Cingapura. O evento está presente no Brasil há onze anos.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.