câmbio:

DÓLAR R$ 3.7671 EURO R$ 4.3691

Tempo, natal:

23°C

Cultura

LEITURA

09/08/2018

09:30

Seminário ‘Prazer em Ler’ chega à 12ª edição com grandes nomes da literatura

Evento será realizado nos 16 e 17 de agosto, em Natal, e o tema é 'Tem Biblioteca na Rede'

Por Redação

Compartilhar } 2 Compartilhamentos

Escritores, ilustradores e educadores do Rio Grande do Norte, além de gestores de cultura e educação, estarão presentes no 12º Seminário Potiguar Prazer em Ler, cujo tema será “Tem Biblioteca na Rede”. O evento será realizado pelo Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) nos dias 16 e 17 de agosto, na Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, em Natal. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail idenatal@gmail.com.

O Prazer em Ler tem se consolidado como importante momento de discussão de políticas públicas de acesso ao livro e às bibliotecas no Estado e como ponto de partida para o desenvolvimento de ações relacionadas à leitura. O encontro reúne grandes nomes da literatura potiguar e nacional, como Ilan Brenman, de São Paulo, autor de mais de 70 livros e considerado um dos principais escritores de literatura infantil do Brasil, e a escritora potiguar Ana Cláudia Trigueiro, que tem sete obras publicadas e retrata o RN em contos e romances.

A programação conta com debates, palestras, clubes de leitura, diálogos com autores, leituras públicas e sorteios de livros. Este ano, o IDE também comemora a criação da Rede Potiguar de Bibliotecas, criada com o objetivo de cadastrar todos os espaços de leitura do RN e promover, de maneira interligada, ações como concursos, gestão de acervo, eventos literários e, ainda, proporcionar o controle social. “Demos um grande passo no fortalecimento do acesso à leitura com a criação da Rede, o que também é resultado da discussão que fizemos no seminário do ano passado, que teve como tema as políticas públicas de leitura e de bibliotecas. Nesta edição, vamos fortalecer a discussão, além de promover encontros de leitores e autores”, comemora Evania Oliveira, educadora e diretora do IDE.

A programação também conta com o escritor, ilustrador e designer pernambucano André Neves; Dilvia Ludvichak, de São Paulo, escritora, coordenadora nacional da Paulus Editora e conselheira editorial da Revista Páginas Abertas; o potiguar Diógenes da Cunha Lima, advogado, produtor cultural, escritor e presidente da Academia Norte-Riograndense de Letras; Gabrielle Tanus, professora do curso de Biblioteconomia da UFRN; Marco Haurélio, escritor, editor e folclorista, de São Paulo; Salizete Freire, poeta, educadora e escritora potiguar; Sebastião Lopes Neto, bibliotecário da UERN; e Tereza Custódio, que ganhou o prêmio da União Brasileira de Escritores UBE/RJ pelo Romance “O Bálsamo”, publicado pela editora portuguesa Chiado.

Compartilhar } 2 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.