câmbio:

DÓLAR R$ 3.1921 EURO R$ 3.7618

Tempo, natal:

24°C

Geral

Natal

13/08/2017

08:57

Seminário Preparatório de Revisão do Plano Diretor será realizado nesta terça-feira

O objetivo do seminário é apresentar a Leitura Técnica Preliminar da Cidade

Por Redação

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

O processo de revisão do Plano Diretor de Natal (PDN), iniciado pela Prefeitura do Natal com uma audiência Pública no mês de junho, seroa retomado na próxima terça-feira (15), com a realização do Seminário Preparatório de Revisão do PDN. O evento, aberto a toda população, será realizado no auditório do CEI Mirassol, que fica localizado na Rua Coronel João Medeiros, em Lagoa Nova.

O objetivo do seminário é apresentar a Leitura Técnica Preliminar da Cidade, isto é, um panorama do crescimento de Natal nos últimos dez anos em seus aspectos socioeconômicos, bem como, o conteúdo do PDN a ser revisado. Os trabalhos serão coordenados pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).

A participação da população é de extrema importância em todas as fases da revisão do Plano Diretor, destaca a secretária adjunta de Planejamento da Semurb, Floresia Pessoa. O Seminário é fundamental pois vai oferecer aos participantes informações básicas sobre a dinâmica de crescimento da cidade, para que assim eles possam se preparar para os debates, que culminarão com a proposta final de revisão a ser enviada para Câmara Municipal, explica a secretária adjunta.

“Nesse sentido o seminário preparatório trará dados que traduzem como a cidade cresceu entre 2007 e 2016 nos seus aspectos urbanísticos, demográficos, sociais e fundiários, por exemplo. Ou seja, vamos apresentar um panorama do crescimento populacional, densidade demográfica, crescimento imobiliário, usos dos imóveis e gabaritos, entre outros aspectos”, diz Floresia.

Durante evento serão abordados aspectos como o mapeamento dos dados do cadastro imobiliário de maio de 2016, realizando o cruzamento com projeções de crescimento populacional a partir do censo de 2010. Além do mapeamento do licenciamento da Semurb, entre 2007 e 2016, mostrando ano a ano e também a consolidação dos dez anos de alvarás de construção e habite-se expedidos por bairro.

Outro aspecto que será abordado é o conteúdo do Plano Diretor que necessita ser revisado. Entre eles, temas a serem inseridos no PDN, adequações às novas leis federais, pontos passíveis de revisão, outorga onerosa e transferência de potencial construtivo e o que funcionou ou não no Plano Diretor atual, por exemplo.

O Plano Diretor Natal foi instituído pela a Lei Complementar 082, em vigor desde junho de 2007, mas apesar de vigorar há dez anos, alguns de seus instrumentos não foram regulamentados, e por isso, o PDN está passando por um processo de atualização, para que seja adequado à nova realidade do Município.

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.