câmbio:

DÓLAR R$ 3.1648 EURO R$ 3.7146

Tempo, natal:

26°C

Cultura

OBRA

11/08/2017

10:20

Sesc lança livro sobre lado musicista de Câmara Cascudo

Com 569 páginas, a obra é fruto de pesquisa realizada por Claudio Galvão para sua tese de doutorado

Por Redação

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

Que Luís da Câmara Cascudo é reconhecido pela contribuição que deu à pesquisa e à preservação da cultura norte-rio-grandense, disso todos sabem. Mas a sua relação com a música é uma nuance pouco conhecida do antropólogo e historiador potiguar. E é este o teor do livro Ora (direis) ouvir Cascudo! – Câmara Cascudo e a música, do escritor Claudio Galvão. Publicado pelo Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, o livro será lançado no Dia do Folclore 22/08), às 19h, no Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo.

O evento de lançamento conta com sessão de autógrafos e distribuição do livro aos convidados. Com 569 páginas, a obra é fruto de extensa pesquisa realizada por Claudio Galvão para sua tese de doutorado em História na Universidade de São Paulo (USP), trabalho intitulado Alguns compassos: Câmara Cascudo e a música (1920-1960).

O escritor também se inspirou na convivência desde a infância com o próprio Cascudo, através da qual pôde observar, de modo privilegiado, um Cascudo musicista que poucos conhecem, como quando tocava em seu piano francês Pleyel.
Ora (direis) ouvir Cascudo! é composto por artigos na imprensa (jornais e revistas), livros, plaquetes e prefácios, bem como passa por relacionamentos mantidos por Cascudo com instituições musicais e pessoas de destaque da área, como Villa Lobos, Waldemar de Almeida, Renato Almeida e Mário de Andrade.

Esta é a 13ª publicação do Sesc RN, além das mais de seis obras apoiadas, todas elas de escritores potiguares. Os livros publicados pelo Sesc não podem ser comercializados, e ficam disponíveis para consulta e empréstimo gratuitos em suas bibliotecas. Desse modo, a instituição cumpre suas missões de incentivar talentos locais, fomentar a cultura do estado, democratizar o acesso a manifestações e produtos culturais e formar público.

Sobre o autor

Claudio Augusto Pinto Galvão nasceu em Natal em 1937. Tem 28 trabalhos publicados, além de oito CDs musicais dos quais foi editor, em sua maioria relacionados à história e à cultura do RN, com ênfase em música e literatura. Dentre seus títulos, estão o de bacharel em História pela UFRN, doutor em História Social pela USP e de especialista em Estudos Medivais pelo Institut Interfacultaire d’Études Médiévales da Universidade Católica de Louvain, Bélgica.

Compartilhar } 1 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.