câmbio:

DÓLAR R$ 3.1921 EURO R$ 3.7618

Tempo, natal:

27°C

Cultura

SÃO JOÃO

16/06/2017

13:32

Tradição junina é exaltada nas escolas de Parnamirim

As festividades reúnem moradores nos bairros onde estas escolas estão inseridas

Por Redação

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

As tradições nordestinas são celebradas intensamente nos meses de junho e julho, dentro do calendário comemorativo nacional e do planejamento pedagógico das escolas públicas municipais. Amanhã, sábado (17) tem Festa da Colheita do CMEI Ivone Maria, no pátio da Escola Augusto Severo, localizada no bairro Centro, a partir das 08h.

As festividades juninas reúnem moradores nos bairros onde estas escolas estão inseridas, promovendo a unidade, fortalecendo laços familiares e comunitários e celebrando a tradição das comidas e danças típicas.

As principais festas deste período revelam uma parte significativa da religiosidade nordestina na lembrança das seguintes datas: 13 de junho, dia de Santo Antônio; São João, no dia 24 e São Pedro e São Paulo no dia 29 de junho.

As fogueiras, tão comuns, também são expressão de uma narrativa religiosa. Diz a tradição que Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, teria acendido a fogueira para avisar a prima do nascimento de São João Batista.

O alegre casamento celebrado nas quadrilhas juninas também é o símbolo de um tempo em que o pai da noiva só admitia um casório que tivesse sua permissão e benção, conforme mandava o figurino, nas comunidades que viviam nos roçados.

“Há vastas possibilidades pedagógicas na abordagem temática das festividades juninas. Cumprir essa tradição representa a preservação de uma vivência que é cultural e histórica e registra o comportamento do povo nordestino e sua influência dentro da sociedade da qual faz parte”, explica a Secretária Adjunta Municipal de Educação e Cultura, Ana Lúcia Dantas.

Compartilhar } 0 Compartilhamentos

últimas notícias

+ Lidas

recomendamos

comentários

Ao comentar, o leitor concorda com nossas regras e política de privacidade. Veja aqui

O espaço de comentários do Portal no AR pode ser moderado. Não serão aceitas as seguintes mensagens:

1. que violem qualquer norma vigente no Brasil, seja municipal, estadual ou federal;
2. com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;
3. com conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas;
4. com linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica;
5. de cunho comercial e/ou pertencentes a correntes ou pirâmides de qualquer espécie;
6. que caracterizem prática de spam;
7. anônimas ou assinadas com e-mail falso;
8. fora do contexto do portal.

O Portal no AR:

1. não se responsabiliza pelos comentários dos frequentadores do blog;
2. se reserva o direito de, a qualquer tempo e a seu exclusivo critério, retirar qualquer mensagem que possa ser interpretada contrária a estas Regras ou às normas legais em vigor;
3. não se responsabiliza por qualquer dano supostamente decorrente do uso deste serviço perante usuários ou quaisquer terceiros.
4. se reserva o direito de modificar as regras acima a qualquer momento, a seu exclusivo critério.